Como Tirar Gordura do Fogão: Passo a passo e dicas | Copagaz
Blog Copagaz
27 de janeiro de 2022
Comentários (0)

Como tirar gordura do seu fogão a gás, grelha, tampa e boca do fogão.

Como tirar gordura do fogão
3 minutos para ler

Índice:


É essencial saber como limpar eletrodomésticos, como micro-ondas, forno e fogão. O fogão é especialmente importante, pois deixar de limpá-lo pode gastar mais gás e afetar diretamente o seu bolso. Então, confira como tirar gordura do fogão e mantenha a sua cozinha limpa e higiênica.

Quantas vezes você deve limpar seu fogão?

A melhor maneira de ter um fogão cintilante é limpá-lo após cada uso. Se você está começando com um fogão já limpo, pode precisar apenas limpar as superfícies com um pano de microfibra úmido ou uma esponja com sabão. Quanto mais você fizer uma pequena limpeza em seu fogão, menos frequentemente você terá de fazer uma grande limpeza. 

Como limpar um fogão a gás?

Um fogão a gás geralmente tem quatro componentes principais que requerem limpeza: 

  1. a grelha (a parte onde as panelas e frigideiras ficam durante o cozimento); 
  2. as tampas dos queimadores (os discos removíveis que distribuem as chamas dos queimadores); 
  3. as bocas (que estão presas ao fogão, de onde vêm o fogo); 
  4. a própria superfície do fogão.

Como limpar as grelhas e tampas do fogão 

As grelhas do fogão e as tampas dos queimadores são onde começamos a grande limpeza. Remova as grelhas do fogão, ensaboe uma esponja não abrasiva (para não retirar nenhum esmalte ou revestimento) e lave bem as grelhas e os queimadores – você pode ter de enxaguar e repetir, conforme necessário. Você saberá que eles estão limpos pela aparência (não devem ter manchas sujas ou transparentes) e pelo toque (não devem ser gordurosos ou pegajosos ao toque).

1. Remova as grelhas
2. Remova as tampas dos queimadores

Como limpar a boca do fogão a gás

Certificando-se de que o fogão está bem desligado, limpe os queimadores com um pano úmido para remover qualquer farelo. Em seguida, use a extremidade pontiaguda de um alfinete para raspar qualquer entalhe estreito e, gentilmente, cutucar a porta de ignição ou os orifícios do queimador entupidos, que é por onde o gás sai. Por fim, limpe novamente os queimadores com o pano úmido.

Limpando o fogão a gás após o uso

Aqui todas as técnicas anteriores se juntam. Para limpar a superfície do fogão, primeiramente, seque-o com um pano úmido para coletar os restos de comida. Em seguida, lave com uma esponja de sabão não abrasiva para se livrar de quaisquer manchas de gordura. Se a gordura realmente solidificou, uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio pode ajudar. Finalmente, limpe o fogão com um pano limpo e coloque os queimadores e as grelhas de volta.

Sempre use um pano ou o lado não abrasivo (geralmente amarelo) da bucha

Como limpar fogão a gás

Agora que você sabe como tirar a gordura do fogão, aproveite para conferir dicas de como economizar gás de cozinha e como limpar fogão com mesa de vidro

Aqui, no site da Copagaz, você também encontra mais informações sobre gás de cozinha e como instalar botijão, e pode contar conosco para comprar gás com qualidade e segurança.