Como limpar fogão: passo a passo e dicas de mistura | Copagaz
Blog Copagaz
16 de novembro de 2022
Comentários (0)

Passo a passo de como limpar o fogão

Homem limpando fogão a gás usando esponja e detergentes
3 minutos para ler

Índice:

Os móveis e eletrodomésticos são as estrelas da decoração de uma casa. Por isso, é importante saber como limpá-los adequadamente, preservando toda beleza desses equipamentos. Sendo assim, surge a pergunta: você sabe mesmo como limpar fogão?

Não adianta. Por mais cuidadoso que você seja, o fogão precisará ser limpo para a retirada de sujeiras, como a gordura. Contudo, se a limpeza for feita de forma errada, o equipamento pode ficar danificado permanentemente.

Então, deixe a esponja de lado por um momento e vamos aprender como limpar o fogão do jeito certo!

Como limpar o fogão?

Existem muitos tipos de fogão e, acredite, cada um deles deve ser limpo de uma forma. 

💡 Vamos começar pelo básico: como limpar fogão a gás de cozinha comum, como o popular fogão quatro bocas.

Evite limpar o fogão imediatamente após cozinhar, pois isso pode gerar acidentes, como queimaduras.

O ideal é sempre esperar até que todas as peças do fogão estejam frias. Depois, só por precaução, desligue o fogão da tomada.

Por mais sujo que o seu fogão esteja, não use esponjas abrasivas, como palha de aço ou aquele lado verde da esponja.

Como tirar gordura do fogão sem riscar o equipamento? É fácil, basta usar menos força e mais desengordurante!

As moléculas de gordura se desmancham em contato com o sabão ou desengordurante. Então, se o seu fogão estiver muito engordurado, aplique uma generosa quantidade do produto e deixe agir por alguns minutos.

Como limpar o fogão muito sujo?

Fogão de gás sujo na cozinha

Entender como tirar gordura de fogão pode ser um desafio e tanto. Se a situação do seu fogão estiver muito ruim, como é o caso dos fogões industriais usados nos restaurantes, acalme-se, pois há um jeito.

Deixe as peças do fogão de molho na água até que a sujeira amoleça. Aplique generosas quantidades de detergente ou desengordurante no aparelho e aguarde.

Não exagere na água, pois ela pode entrar nas bocas e causar algum entupimento.

Depois, esfregue com uma esponja macia e retire a sujeira e o sabão com um pano macio úmido.

Como limpar fogão de inox?

Fogão inox 4 bocas

Para evitar riscos e manchas, não use muita força ao limpar o seu fogão. Prefira produtos neutros, pois eles tendem a não manchar o inox.

Caso você risque o seu fogão sem querer, não se preocupe. Existem pastas de limpeza para inox que podem reverter o problema — mas o ideal é não riscar!

Como limpar a tampinha de fogão?

pessoa limpando boca de fogão

Basta lavar as peças da mesma forma como você lava as louças. Caso elas estejam muito sujas, é possível deixá-las de molho em algum tipo de misturinha para limpar fogão, como aquelas que incluem bicarbonato de sódio.

Como limpar a boca do fogão?

boca de fogão suja

Nessa parte, você pode recorrer a elementos mais abrasivos para a remoção de sujeira, caso necessário. Se não houver necessidade, faça a limpeza da mesma forma com que limpou o restante do fogão.

💡 Como limpar boca de fogão entupida: utilize uma agulha de fogão para desentupir o fogão.

Como limpar fogão com mesa de vidro?

Pessoa limpando fogão com mesa de vidro

Nós já publicamos um artigo ensinando como limpar fogão com mesa de vidro, pois arranhões nesse tipo de aparelho costumam ser permanentes – então cuidado!

No nosso blog temos alguns materiais que podem te ajudar a manter a sua cozinha mais limpa, como um artigo ensinando como limpar forno e como limpar panela queimada.  

Agora que você sabe como limpar o fogão do jeito certo, não deixe de cuidar desse aparelho tão importante para o seu dia a dia, afinal, ele é a estrela da sua cozinha!

Conte sempre com a Copagaz para deixar acesa a chama do seu fogão. Confira o nosso site, lá você pode ver o endereço dos nossos distribuidores!