Como limpar fogão: passo a passo e dicas de mistura | Copagaz
Blog Copagaz
16 de novembro de 2022
Comentários (0)

Passo a passo de como limpar o fogão

Homem limpando fogão a gás usando esponja e detergentes
3 minutos para ler

Índice:

Os móveis e eletrodomésticos são as estrelas da decoração de uma casa. Por isso, é importante saber como limpá-los adequadamente, preservando toda beleza desses equipamentos. Sendo assim, surge a pergunta: você sabe mesmo como limpar fogão?

Não adianta. Por mais cuidadoso que você seja, o fogão precisará ser limpo para a retirada de sujeiras, como a gordura. Contudo, se a limpeza for feita de forma errada, o equipamento pode ficar danificado permanentemente.

Então, deixe a esponja de lado por um momento e vamos aprender como limpar o fogão do jeito certo!

Como limpar o fogão?

Existem muitos tipos de fogão e, acredite, cada um deles deve ser limpo de uma forma. 

💡 Vamos começar pelo básico: como limpar fogão a gás de cozinha comum, como o popular fogão quatro bocas.

Evite limpar o fogão imediatamente após cozinhar, pois isso pode gerar acidentes, como queimaduras.

O ideal é sempre esperar até que todas as peças do fogão estejam frias. Depois, só por precaução, desligue o fogão da tomada.

Por mais sujo que o seu fogão esteja, não use esponjas abrasivas, como palha de aço ou aquele lado verde da esponja.

Como tirar gordura do fogão sem riscar o equipamento? É fácil, basta usar menos força e mais desengordurante!

As moléculas de gordura se desmancham em contato com o sabão ou desengordurante. Então, se o seu fogão estiver muito engordurado, aplique uma generosa quantidade do produto e deixe agir por alguns minutos.

Como limpar o fogão muito sujo?

Fogão de gás sujo na cozinha

Entender como tirar gordura de fogão pode ser um desafio e tanto. Se a situação do seu fogão estiver muito ruim, como é o caso dos fogões industriais usados nos restaurantes, acalme-se, pois há um jeito.

Deixe as peças do fogão de molho na água até que a sujeira amoleça. Aplique generosas quantidades de detergente ou desengordurante no aparelho e aguarde.

Não exagere na água, pois ela pode entrar nas bocas e causar algum entupimento.

Depois, esfregue com uma esponja macia e retire a sujeira e o sabão com um pano macio úmido.

Como limpar fogão de inox?

Fogão inox 4 bocas

Para evitar riscos e manchas, não use muita força ao limpar o seu fogão. Prefira produtos neutros, pois eles tendem a não manchar o inox.

Caso você risque o seu fogão sem querer, não se preocupe. Existem pastas de limpeza para inox que podem reverter o problema — mas o ideal é não riscar!

Como limpar a tampinha de fogão?

pessoa limpando boca de fogão

Basta lavar as peças da mesma forma como você lava as louças. Caso elas estejam muito sujas, é possível deixá-las de molho em algum tipo de misturinha para limpar fogão, como aquelas que incluem bicarbonato de sódio.

Como limpar a boca do fogão?

boca de fogão suja

Nessa parte, você pode recorrer a elementos mais abrasivos para a remoção de sujeira, caso necessário. Se não houver necessidade, faça a limpeza da mesma forma com que limpou o restante do fogão.

💡 Como limpar boca de fogão entupida: utilize uma agulha de fogão para desentupir o fogão.

Como limpar fogão com mesa de vidro?

Nós publicamos um artigo detalhado ensinando como limpar fogão com mesa de vidro, pois arranhões nesse tipo de aparelho costumam ser permanentes. Confira:

No nosso blog temos alguns materiais que podem te ajudar a manter a sua cozinha mais limpa, como um artigo ensinando como limpar forno e como limpar panela queimada.  

Agora que você sabe como limpar o fogão do jeito certo, não deixe de cuidar desse aparelho tão importante para o seu dia a dia, afinal, ele é a estrela da sua cozinha!

Conte sempre com a Copagaz para deixar acesa a chama do seu fogão. Confira o nosso site, lá você pode ver o endereço dos nossos distribuidores!