Como Limpar Panela Queimada? 10 jeitos fáceis | Copagaz
Blog Copagaz
30 de agosto de 2023
Comentários (0)

Como limpar panela queimada? 10 maneiras de tirar o queimado da panela

Mãos com luva limpando panela queimada com bucha de aço
5 minutos para ler

Índice


Limpar panelas queimadas não precisa significar uma lavagem rigorosa. Também não quer dizer utilizar produtos quLimpar panelas queimadas não precisa significar uma lavagem rigorosa. Também não quer dizer utilizar produtos químicos tóxicos e agressivos. Você, provavelmente, já possui tudo o que precisa para salvar panelas e frigideiras queimadas das manchas deixadas por queimadores extremamente quentes e comida carbonizada. Saiba, então, como limpar panela queimada.

Recuperar panela queimada 

Limpar uma panela queimada pode parecer difícil, mas essas estratégias são simples e eficazes. Cada uma utiliza itens que você provavelmente já tem à mão, incluindo água fervente, vinagre branco, bicarbonato de sódio e limão. Encontre a melhor solução para sua situação de panelas queimadas:

Água fervente

Primeiro, encha a panela com alguns centímetros de água ou o suficiente para cobrir a área carbonizada. Leve a água para ferver e deixe rolar por cinco a sete minutos. Em seguida, retire a panela do fogão e deixe esfriar. Assim que a água voltar à temperatura ambiente, despeje-a. 

Se necessário, use uma espátula de plástico ou colher de pau para raspar cuidadosamente quaisquer pedaços grandes, agora amolecidos.

Água com detergente

O processo de limpar panela queimada por dentro com detergente é bem semelhante ao anterior. No entanto, você adicionará esse produto de limpeza antes da água. Depois, coloque-a para ferver, deixe-a esfriar completamente e faça a lavagem normal.

Água com bicarbonato de sódio

A limpeza com bicarbonato de sódio vale para diversos tipos de panelas. Comece colocando uma colher da substância no recipiente e despeje água. Esse líquido precisa ser esquecido para o produto químico agir.

Como dito, o bicarbonato pode limpar qualquer tipo de panela. Mas na hora de esfregar opte por um produto mais adequado para o inox (esponja de aço) ou para o teflon (esponja macia).

Água com limão 

Outro método popular para remover detritos endurecidos de suas panelas envolve limão e água. Semelhante ao ácido acético do vinagre branco, o ácido cítrico dos limões ajuda a quebrar as manchas de comida queimada.

Para começar, corte aproximadamente dois limões em fatias grossas e coloque-os no fundo da panela. Em seguida, adicione água suficiente para cobrir toda a área queimada e leve para aquecer no fogão. Você verá as partículas de comida queimada saindo do fundo da panela enquanto o limão flutua.

Após cerca de cinco minutos, retire a panela do fogo e deixe de molho enquanto a água esfria até a temperatura ambiente. Descarte a água e os pedaços de limão e, em seguida, esfregue levemente qualquer sujeira restante com uma esponja macia.

Água com folhas de louro

Sim, as folhas de louro também podem contribuir em uma receita para limpar panela queimada. Deixe-as marinando em água fervendo por um tempo, desligue o fogo e depois que o líquido estiver frio, é só esfregar da maneira habitual.

Misturinhas com vinagre 

Sendo um verdadeiro coringa na rotina, o vinagre é versátil e ajuda em diversas situações caseiras. Aprenda dicas interessantes que vão ensinar até como limpar panela inox, deixando-a melhor do que antes de ter sido queimada.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Nos casos mais extremos, tente este método alternativo: encha a panela com vinagre o suficiente para cobrir a área queimada e deixe ferver. Abaixe o fogo um pouco e deixe cozinhar no fogão por alguns minutos. Retire do fogo e deixe o vinagre esfriar.

Em seguida, adicione cerca de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio à panela. A mistura desses dois ingredientes causará uma reação efervescente. Assim que a efervescência parar, descarte o líquido. Em seguida, esfregue a panela. Se necessário, adicione um pouco mais de bicarbonato até a mancha ser completamente removida.

Panela queimada sendo lavada com vinagre e bicarbonato de sódio

Vinagre e sal

Esse é um método de como arear panela e retirar a parte queimada. Coloque apenas duas colheres de sal junto a 100 ml de vinagre do tipo branco. Misture bem e depois despeje na esponja que utilizará para a limpeza.

Seu fogão deixa a panela preta? Aproveite e utilize esse método que transformará o utensílio do lado de fora. Você pode repetir quantas vezes for necessário e, se quiser, pode adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio.

Vinagre branco

Outra alternativa é ferver o vinagre branco na água. Cubra as manchas de gordura e de queimadura da panela com o produto e depois coloque a água para aquecer. Com até 5 minutos, poderá desligar a panela e raspar a sujeira com mais facilidade.

Amido de milho

O amido de milho ou maisena é um grande aliado na remoção de manchas, principalmente de alumínio. Por isso, ela também pode servir para remover queimaduras que sejam mais simples. Utilize um pano e aplique o pó do produto, depois é só esfregar.

Coca-Cola

A limpeza com Coca-Cola pode parecer incomum, mas é eficiente. Além disso, é uma forma bem prática, pois basta despejar o refrigerante na panela e colocar para ferver por um curto tempo. Você conseguirá remover as manchas e queimaduras com muita praticidade depois que retirar o líquido. 

Qual é o efeito da queima na qualidade da panela?

Basicamente, deixar uma panela queimar pode impactar diretamente sua qualidade, revestimento e aderência. Outro ponto importante é que as fissuras criadas podem acumular bactérias, o que é prejudicial à alimentação.

Busque métodos para recuperar panela antiaderente e remover as queimaduras da melhor forma para você, com os produtos certos.

Como evitar panelas queimadas?

Mesmo sabendo como limpar panela queimada, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para evitar queimar as panelas e frigideiras que usar sobre as chamas. 

É possível cozinhar em fogo baixo, usar panelas de alta qualidade, limpar o fogão regularmente e o exterior das panelas antes de cozinhar. Confira como limpar fogão com mesa de vidro e fogão industrial, além dos demais tipos de fogão.

Suas panelas podem estar ficando pretas porque o calor está muito alto ou queimando de forma desigual. Se a chama não estiver aquecendo uniformemente, notará que é azul por fora com um núcleo laranja. Se você ver a chama do fogão laranja, sua relação ar-chama precisa ser ajustada. Basta ajustar a válvula de entrada de ar até ver apenas azul na chama. Por isso, é importante saber informações a respeito do gás de cozinha, qual a diferença do gás natural ou GLP para cozimentos diários e muito mais. Acompanhe tudo isso e outras dicas no blog da Copagaz!