Como Limpar Panela Queimada? 3 jeitos fáceis | Copagaz
Blog Copagaz
13 de abril de 2022
Comentários (0)

Como limpar panela queimada? 3 maneiras de tirar o queimado da panela

Mãos com luva limpando panela queimada com bucha de aço
3 minutos para ler

Índice


Limpar panelas queimadas não precisa significar uma lavagem rigorosa. Também não precisa significar o uso de produtos químicos tóxicos e agressivos. Você, provavelmente, já possui tudo o que precisa para salvar panelas e frigideiras queimadas das manchas deixadas por queimadores extremamente quentes e comida carbonizada. Saiba, então, como limpar panela queimada.

Recuperar panela queimada 

Limpar uma panela queimada pode parecer difícil, mas essas estratégias são simples e eficazes. Cada uma utiliza itens que você provavelmente já tem à mão, incluindo água fervente, vinagre branco, bicarbonato de sódio e limão. Encontre a melhor solução para sua situação de panelas queimadas:

Água fervente

Primeiro, encha a panela com alguns centímetros de água ou o suficiente para cobrir a área carbonizada. Leve a água para ferver e deixe rolar por cinco a sete minutos. Em seguida, retire a panela do fogão e deixe esfriar. Assim que a água voltar à temperatura ambiente, despeje-a. 

Se necessário, use uma espátula de plástico ou colher de pau para raspar cuidadosamente quaisquer pedaços grandes, agora amolecidos.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Nos casos mais extremos, tente este método alternativo: encha a panela com vinagre suficiente para cobrir a área carbonizada e deixe ferver. Abaixe o fogo um pouco e deixe cozinhar no fogão por alguns minutos. Retire do fogo e deixe o vinagre esfriar.

Em seguida, adicione cerca de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio à panela. A mistura desses dois ingredientes causará uma reação efervescente. Assim que a efervescência parar, descarte o líquido. Em seguida, esfregue a panela. Se necessário, adicione um pouco mais de bicarbonato de sódio até que a mancha seja completamente removida. 

Panela queimada sendo limpa com bicarbonato de sódio

Limão fervendo

Outro método popular para remover detritos endurecidos de suas panelas envolve limão e água. Semelhante ao ácido acético do vinagre branco, o ácido cítrico dos limões ajuda a quebrar as manchas de comida queimada. 

Para começar, corte aproximadamente dois limões em fatias grossas e coloque-os no fundo da panela. Em seguida, adicione água suficiente para cobrir toda a área queimada e leve para ferver no fogão. Você verá as partículas de comida queimada saindo do fundo da panela enquanto o limão flutua.

Após cerca de cinco minutos, retire a panela do fogo e deixe de molho enquanto a água esfria até a temperatura ambiente. Descarte a água e os pedaços de limão e, em seguida, esfregue levemente qualquer sujeira restante com uma esponja macia.

Limões e uma esponja.
Ferva a panela queimada com água e limão

Como evitar panelas queimadas

Mesmo sabendo como limpar panela queimada, existem algumas medidas preventivas que você pode tomar para evitar queimar as panelas e frigideiras que você usa sobre as chamas. 

Você pode cozinhar em fogo baixo, usar panelas de alta qualidade, limpar o fogão regularmente e limpar o exterior das panelas antes de cozinhar. Confira como limpar fogão com mesa de vidro e como limpar fogão industrial, além dos demais tipos de fogão.

Suas panelas podem estar ficando pretas porque o calor está muito alto ou queimando de forma desigual. Se a chama não estiver aquecendo uniformemente, você notará que é azul por fora com um núcleo laranja. Se você ver a chama do fogão laranja, sua relação ar-chama precisa ser ajustada. Basta ajustar a válvula de entrada de ar até ver apenas azul na chama.