Fogão deixa panela preta por quê? Veja como evitar | Copagaz
Blog Copagaz
23 de junho de 2022
Comentários (0)

Por que o fogão deixa a panela preta? Entenda os motivos

Mulher mexendo na panela de pressão
2 minutos para ler

Índice:


Suas frigideiras, panelas e outros utensílios de cozinha estão ficando pretos depois de serem usados para cozinhar ou aquecer alimentos em seu fogão a gás? Saiba que isso não está relacionado com o funcionamento normal de seu fogão. 

Existem duas causas potenciais para esse problema, e elas estão intimamente ligadas: ambas afetam a qualidade da chama, produzindo uma má mistura de gás e ar no queimador. A escuridão deixada para trás em suas panelas é, na verdade, fuligem resultante da combustão incompleta devido à falta de oxigênio. Confira como resolver:

A saída de gás não está bem ajustada 

A primeira explicação possível para as chamas da sua placa estarem escurecendo as suas panelas e outros utensílios de cozinha é que a quantidade de ar que chega ao queimador não está devidamente ajustada. 

É possível regular o fornecimento de ar aos queimadores do fogão ajustando o orifício de saída de ar para maior ou menor, e assim, ajustar da forma devida para equilibrar a falta ou excesso de ar.

Se as panelas e frigideiras ficam escurecidas, a causa pode ser a falta de ar. Nesse caso,  se produz uma chama do fogão alta, instável e produtora de fumaça, que, nos piores casos, será de cor alaranjada a amarela. Ajuste corretamente a vazão de ar para aumentar a quantidade de ar fornecida e tenha uma chama de boa qualidade. 

Os bicos do gás não são os corretos

As chamas do seu fogão a gás também podem escurecer as panelas e frigideiras se os bicos instalados não forem adequados para o tipo de gás que está utilizando. Embora a vazão de ar em si não seja a causa específica nesse caso, o problema resultante é, para todos os efeitos, o mesmo do problema anterior. 

Como os bicos do jato são do tipo errado, eles fornecem muito gás ao queimador, o que produz uma mistura ruim de gás e ar, fazendo com que suas panelas escureçam. Como na edição anterior, a chama do fogão será laranja ou amarela, e tende a ser alta e instável. Se os bicos estiverem entupidos, confira como desentupir fogão.

Como evitar que as panelas escureçam?

Para saber se tem uma boa chama que não escureça as suas panelas, observe a sua consistência: deve estar devidamente estável. Também deve produzir muito pouco ruído e não emitir gases ou fumaça. E, no que diz respeito à cor, uma chama de boa qualidade terá um azul vívido em seu núcleo.

Mantenha o fogo o mais baixo possível para cozinhar. Tente cozinhar em uma configuração que evite que a chama toque o fundo da panela, mas se isso não for possível, pelo menos não permita que a chama suba pelas laterais da panela. A manutenção do seu fogão pode ajudar a evitar essas marcas desagradáveis e, se você as obtiver, uma limpeza extra deve remover as marcas. Veja mais sobre como tirar gordura do fogão e como limpar fogão com mesa de vidro

Segurança na hora de cozinhar

Tarde demais para aprender a evitar que as panelas escureçam? Não se preocupe, temos um outro post com 3 dicas para você aprender como limpar panela queimada.

Agora que você já sabe como limpar e evitar que as suas panelas escureçam, encontre mais informações sobre gás GLP, o que é GLP, gás industrial e gás de cozinha aqui no site da Copagaz. Conte conosco para comprar gás com qualidade e segurança para a sua cozinha!