Chama do Fogão Laranja: O porquê e o que fazer | Copagaz
Blog Copagaz
19 de janeiro de 2022
Comentários (0)

Você sabe por que a chama do fogão fica laranja? Descubra aqui!

Chamas laranjas nas bocas do fogão
3 minutos para ler

Índice:

Quando você olha para um fogo de lenha, geralmente, vê que ele queima com um brilho laranja. No entanto, o mesmo não pode ser dito de um fogão a gás, que deve queimar em azul. Portanto, se você notar a chama do fogão laranja, provavelmente, pode ter algo errado. Entenda.

Por que a chama do fogão fica laranja?

Um dos motivos pode ser que a boca do fogão está liberando quantidades desbalanceadas de monóxido de carbono e precisa ser consertada. Para entender melhor esse problema, é importante ter uma ideia melhor sobre os princípios da combustão.

Para que a combustão ocorra completamente, o fogão a gás deve fornecer a quantidade certa de combustível, e deve ser balanceado e misturado com níveis adequados de oxigênio. Isso leva à criação de dióxido de carbono.

No entanto, se a mistura de combustível e oxigênio não estiver nos níveis corretos, a combustão não é completa. As chamas obtidas fornecendo a mistura certa de combustível e oxigênio são, geralmente, azuis. Quando a mistura não está devidamente balanceada, você fica com chamas de cor laranja em seu fogão a gás. Ou seja, a chama laranja é causada por um desequilíbrio.

As razões por trás disso podem variar. Por exemplo, os buraquinhos da boca do seu fogão podem não ter sido limpos adequadamente. Eles podem ficar entupidos depois de um tempo, devido ao acúmulo excessivo de fuligem. Isso resulta em um fornecimento desigual de gás, e pode até aumentar o gasto de gás.

No entanto, o mais comum nessa situação é que o gás esteja acabando, o que resulta na combustão não completa, e então, a chama toma a coloração laranja. 

O que fazer quando a chama do fogão está laranja?

bocas do fogão com as chamas laranjas

A resposta esta pergunta é bastante simples: certifique-se de que o gás não está acabando. Se essa for a questão, a troca do botijão deve solucionar o problema. Além disso, limpe os orifícios de seu fogão de gás com o máximo de cuidado possível. Se você puder remover a boca do fogão, certifique-se de lavá-la o mais cuidadosamente possível. 

Se a questão não for resolvida com a troca do gás e uma boa limpeza, pode ser uma ideia inteligente agendar uma inspeção com um técnico certificado em fogões a gás. Eles serão capazes de verificar o problema completamente para você e dar uma ideia melhor sobre o trabalho de reparo atual que precisa ser feito, bem como quaisquer substituições que sejam necessárias para peças específicas.

Agora você já sabe porque a chama do fogão saí laranja

Muito do que fazemos em nossa cozinha gira em torno de como nosso fogão funciona. A chama de um fogão é muito essencial para a manutenção de uma boa alimentação, boa saúde e um bom funcionamento da cozinha. 

Por isso, fique atento a mudanças como a chama do fogão laranja, para garantir a segurança e facilidade de sua cozinha. Se a chama do fogão a gás for laranja, significa que o fogão a gás deve ser reparado imediatamente, porque não está funcionando bem.

Aproveite também para conferir nossas publicações para aprender como economizar gás de cozinha e como calcular gasto de gás.

Crédito das imagens: JERO SenneGs e RafaPress