4 maneiras de saber se seu gás está acabando | Copagaz
Blog Copagaz
9 de fevereiro de 2024
Comentários (0)

4 maneiras de saber se o gás está acabando

Como saber se o gás está acabando?
5 minutos para ler

Índice


Imagine a seguinte situação: você se organiza para preparar uma refeição para uma ocasião especial, como um jantar, mas assim que liga o fogão, descobre que o gás acabou. É uma situação bem inconveniente, não é mesmo?

Para evitar problemas como esse e levando em conta que não há indicações claras da quantidade de gás restante dentro do botijão, o ideal é ficar atento a alguns sinais para saber quando o gás está acabando e qual o momento ideal para fazer a troca.  

Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber como verificar se o seu botijão está ficando vazio e o que fazer para o gás render mais no mês. Confira!

Como saber se o gás está acabando?

Existem algumas ações que podem te ajudar a identificar se o gás da sua casa está acabando. Veja quais são!

Verifique o peso do botijão

Quando o gás está no fim, ele muda do estado líquido para o gasoso por conta da compressão. Isso, além do próprio consumo do produto, faz com que o botijão fique mais leve do que era no início.

Assim, você consegue verificar se nota essa diferença de peso.

Repare na cor da chama do fogão

Quando o gás do botijão está no final, as pontas da chama do fogão, que antes eram de um azul intenso, ficam alaranjadas ou amareladas e trepidantes, até que o fogo falhe completamente. 

Esse é um sinal de que a combustão não está sendo eficaz, pois há muito mais oxigênio do que quantidade de GLP disponível para a queima.

Anote a data da última troca

Claro que o consumo da sua residência varia de acordo com o mês, mas o uso de um calendário pode ser interessante para ajudar a prever quando o gás está chegando ao fim. 

A dica é anotar o dia em que o botijão foi instalado e depois quando ele acabar. Assim, a longo prazo, é possível entender quanto tempo dura o botijão na sua casa.

Tenha um manômetro

O manômetro é um dispositivo utilizado na medição e monitoramento de pressão de gases. Na prática, ele indica se o suprimento de gás está se esgotando. 

Além disso, o instrumento possui uma escala graduada que exibe a pressão interna do gás, permitindo uma avaliação precisa do nível restante. Ao observar a agulha no manômetro, é possível determinar se a pressão está dentro dos limites aceitáveis ou se está abaixo do ideal, indicando uma possível escassez iminente. 

O que faz o gás acabar rápido?

O uso excessivo de aparelhos, como fogões e aquecedores, que dependem de gás para o seu funcionamento, é uma causa que faz o gás acabar rápido. 

Ademais, a falta de manutenção adequada nos equipamentos resulta em um desempenho ineficiente, podendo aumentar o consumo. Ambientes mal isolados e temperaturas extremas forçam os sistemas de aquecimento a trabalharem mais, consumindo mais gás. 

Por fim, aparelhos desatualizados e menos eficazes energeticamente podem demandar maior quantidade de gás para realizar as mesmas tarefas.

Como fazer meu botijão de gás render mais?

Tem algumas práticas que você pode adotar que vão te ajudar a economizar no gás de cozinha e, consequentemente, fazer o botijão render mais. Veja!

Limpeza e manutenção adequada

Certifique-se de que os queimadores dos fogões estejam sempre limpos e em boas condições. A sujeira e detritos podem obstruir o fluxo de gás, levando a uma queima ineficiente e, consequentemente, maior consumo. A manutenção regular dos aparelhos a gás é essencial para garantir um desempenho efetivo.

Uso de panelas com tampa

Durante o cozimento, utilize panelas com tampa. Essa prática simples acelera o processo de cozimento, reduzindo o tempo em que os queimadores estão em uso. Menos tempo de exposição ao fogo significa menos consumo de gás, resultando em economia.

Verificação de vazamentos

Realize verificações periódicas para identificar possíveis vazamentos na conexão do botijão. Vazamentos despercebidos contribuem significativamente para a perda rápida de gás. Caso seja detectado algum vazamento, aplique vedantes apropriados e corrija imediatamente o problema.

Regulagem adequada dos aquecedores

Mantenha os registros de temperatura dos aquecedores regulados de acordo com as necessidades. Ambientes excessivamente quentes fazem com que os sistemas de aquecimento trabalhem mais, aumentando o consumo de gás. Por isso, ajustar a temperatura conforme a estação do ano pode resultar em uma economia ainda mais significativa.

Investimento em eletrodomésticos eficientes

Considere a possibilidade de investir em eletrodomésticos mais eficientes energeticamente. A tecnologia moderna oferece aparelhos que utilizam o gás de maneira racional, proporcionando um desempenho superior e de menor consumo.

Além disso, conhecer o tempo de cozimento e as temperaturas ideais para cada alimento é fundamental para evitar o desperdício de gás. Planeje as refeições eficientemente e utilize métodos de cozimento adequados para contribuir para a economia de gás.

Qual a média de duração de um botijão?

Em geral, a média de duração de um botijão de gás pode variar dependendo do consumo individual e do tipo de eletrodomésticos utilizados. Em um uso doméstico padrão, um botijão de gás de 13 kg geralmente dura em torno de 30 a 45 dias. 

No entanto, diversos fatores influenciam essa estimativa, como a frequência de uso do fogão e do aquecedor, a eficiência energética dos aparelhos e a manutenção adequada dos equipamentos. 

Além disso, hábitos de cozimento, como o uso de fornos ou grelhadores, podem impactar significativamente a durabilidade do botijão. 

Monitorar o consumo, adotar práticas conscientes e realizar manutenções regulares são estratégias essenciais para otimizar a vida útil do botijão de gás.

O gás acabou. O que fazer?

Assim que o queimador apagar, significa que o botijão está vazio e é hora de trocá-lo. Para a troca, você pode contar com a Copagaz pelo telefone 0800 707 2672. Ou entre em contato diretamente com a revenda mais próxima.

Como trocar o gás que acabou?

Para trocar o botijão de gás que acabou, você deve seguir 6 passos. Veja!

1 – Mantenha o ambiente ventilado e afaste fontes de calor;

2 – Verifique se os queimadores do fogão estão desligados e transporte ambos os botijões na vertical;

3 – Leia as instruções de instalação e manuseio anexadas ao vasilhame e remova o lacre de segurança com as mãos;

4 – Desrosqueie o regulador de pressão do botijão antigo e rosqueie na válvula o do novo; 

5 – Avalie se a mangueira, o regulador de pressão, as braçadeiras e outros componentes estão em bom estado e dentro do prazo de validade;

6 – Faça o teste de vazamento de gás, passando uma esponja com água e sabão no local de encontro entre a válvula e o regulador de pressão. Se formarem bolhas de sabão, há vazamento e a operação precisa ser refeita.

Conte com o botijão da Copagaz

Agora que você já entendeu como saber se o gás está acabando, que tal adquirir um botijão eficiente, duradouro e com um custo-benefício que cabe no seu bolso? Explore todo o potencial do gás GLP com o versátil botijão P13, projetado especialmente para atender às necessidades do uso doméstico com a Copagaz!

Ideal para cozinhas residenciais, esse modelo de botijão oferece praticidade não apenas no preparo de alimentos, como também no aquecimento de água, funcionamento de lareiras e secagem de roupas. 

Seu tamanho compacto facilita o transporte e armazenagem, tornando-o a escolha perfeita para lares que buscam eficiência e conveniência. Quer saber mais? Entenda mais sobre o botijão P13 e fale com um revendedor!