Botijão de gás vazio: Gás acabou ou é vazamento? | Copagaz
Blog Copagaz
24 de dezembro de 2020
Comentários (0)

Botijão de gás vazio: Descubra se o gás acabou ou é vazamento

Botijões de gas da copagaz
5 minutos para ler

Índice:

Usar o gás de cozinha, ou GLP, é uma realidade dos brasileiros na hora de preparar os alimentos e até para manter aparelhos, como o aquecedor a gás funcionando.

Como o consumo de gás não costuma alterar muito de mês para mês em uma residência, se o seu botijão de gás esvaziar-se rapidamente pode ser que você fique na dúvida se o de fato acabou ou se está ocorrendo algum vazamento, certo?

Neste artigo, vamos te ajudar a entender mais sobre como identificar um vazamento do combustível, e o que fazer com o botijão de gás vazio.

Como descobrir se o gás está vazando?

Para saber se o gás está escapando do seu botijão de gás, ligue a válvula e passe uma esponja com água e sabão nas conexões (mangueira e regulador). Se houver sinais de bolhas, você pode seguir os seguintes passos.

  • para sua segurança, coloque o botijão do lado de fora da casa, em um local arejado;
  • mesmo não sentindo o odor do gás, se você desconfia de um possível vazamento, é bom abrir portas e janelas e nunca ligar o interruptor de luz ou qualquer outra fonte que possa gerar faíscas;
  • ligue para um revendedor autorizado e solicite a troca do seu botijão de gás;

Também é importante lembrar das recomendações de segurança quando for instalar o novo botijão. Escolha um local externo arejado e mantenha a distância mínima de 1,5 metro de instalações elétricas, ralos e grelhas de escoamento de água.

Quando o gás está perto de acabar?

Para saber se o gás está acabando, você precisa analisar alguns sinais. O primeiro deles é o peso do botijão — à medida que vai acabando o gás, ele fica mais leve. Já o segundo é a potência das chamas, que podem começar a se tornar menores.

Para isso, teste todas as bocas do fogão. Se não houver chama, é provável que o seu aparelho esteja funcionando normalmente, e o vasilhame de gás esteja vazio.

O que faz o gás acabar mais rápido?

Mulher cozinhando

Para saber quanto tempo dura um botijão de gás é preciso conhecer duas coisas: o seu perfil de consumo e o do seu fogão.

Por exemplo: se você fez muito uso do forno naquele mês, é natural que o gás seja consumido com mais rapidez. Outras questões, como problemas no fogão, sujeira e entupimento, também podem acelerar o consumo ou desperdício.

Muita gente acredita em um mito de que deixar a válvula do gás pela metade economiza. Isso é mentira. Ao deixar no meio termo, o ambiente se torna passível de acidentes.

É normal o botijão de gás vazar um pouco?

Não é normal o botijão vazar. Ou seja, nenhum vazamento deve ser tolerado após a instalação.

Uma boa dica é usar espuma de sabão para identificar vazamentos.

O que acontece se deixar vazar gás?

Quando há vazamento de gás, cria-se um ambiente que incentiva acidentes graves. Muita gente não sabe, mas quando o botijão de gás congela, é sinal de que há vazamentos.

Gás vazio: como conferir se o gás acabou mesmo?

Então, caso não seja um vazamento, como ter certeza de que o botijão de gás está vazio? A dica é acender os queimadores e observar se as pontas das chamas estão avermelhadas e trepidantes.

Além disso, quando ele estiver cheio, deve estar lacrado, não havendo risco de ter sido adulterado ou estar com menos gás do que o comprado. Por isso, exija o lacre.

O que fazer com botijão de gás vazio?

Depois de confirmar que o seu botijão de gás está vazio, você pode entrar em contato com uma revendedora autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e realizar a troca do botijão vazio, por meio da compra de um novo botijão cheio.

Não quer mais o seu botijão de gás vazio? Acione a sua revendedora para retirá-lo ou leve o seu botijão até o local.

Após um processo de segurança, os botijões podem voltar ao mercado — e o meio ambiente agradece!

O que fazer se você sentir cheiro de gás?

Se você sentir cheiro de gás, abra as janelas e portas, de modo que o ar possa circular, evitando o acúmulo de gás. Em seguida, leve o botijão para uma área arejada, como um pátio ou quintal.

Caso desconfie que o vazamento já está ocorrendo há muito tempo, não acenda as luzes e nem mexa com as tomadas, pois isso pode gerar faíscas que causam explosões.

Quanto tempo demora para o gás de cozinha sair do ambiente?

Isso dependerá da ventilação do ambiente. Se for um local bem arejado, em alguns minutos, não haverá nenhum resquício de gás no local.

Por outro lado, se for um lugar sem saídas de ar, poderá ser preciso aguardar algumas horas.

Entreguei meu botijão de gás vazio: o que acontece com ele?

Os botijões de gás recebidos são encaminhados pelas revendedoras para empresas especializadas de confiança, que realizam rigorosas manutenções e requalificações com diversos testes de segurança.

Em seguida, são enviados para as instalações de envasamento das suas respectivas marcas e retornam ao mercado de revenda.

Esse processo garante que menos botijões sejam produzidos, tornando-o processo mais sustentável financeira e ecologicamente.

Mesmo sem combustível, o botijão de gás vazio tem valor, pois comprar o gás sem o botijão é mais caro. Logo, muitas pessoas estão dispostas a comprar botijão de gás vazio.

Vale ressaltar que o preço do botijão de gás vazio varia de acordo com a inflação, com o preço do gás de cozinha e com a demanda.

Conheça seus direitos como consumidor na hora de trocar seu botijão vazio

Segundo a ANP, todas as revendedoras são obrigadas a aceitar em troca os botijões vazios de qualquer marca, mesmo que estejam enferrujados ou amassados. 

Por isso, é preciso atentar-se também ao peso do seu novo botijão. Por exemplo, um botijão de gás 13 kg novo deve ter, em média, 28 kg, sendo 13 kg do líquido GLP e 15 kg do recipiente.

Quer realizar a troca do seu botijão de gás vazio? Entre em contato conosco pelo nosso site ou pela central de atendimento, no telefone :  0800 707 2672

Encontre uma filial ou revenda de gás mais próxima da sua localização.