Deixar a válvula do gás pela metade é perigoso?
Índice
- Por que não deixar a válvula do gás pela metade?
- Válvula para botijão de gás: para que serve?
- Como economizar gás sem riscos?
Circula na internet uma teoria de que deixar o registro do botijão de gás de cozinha meio fechado reduz o consumo em 50%. A teoria, no entanto, é falsa, e pode causar um risco de segurança, além do desperdício de gás.
Entenda por que deixar a válvula do gás pela metade é perigoso e confira como estar em segurança ao utilizar gás em sua casa.
Por que não deixar a válvula do gás pela metade?
Ao trabalhar com uma quantidade reduzida de gás passando pelo regulador, a chama do fogão estará sob baixa pressão. O vento, por exemplo, pode acabar apagando essa chama e causar um acidente de vazamento de gás.
Além disso, a sensação de economia com o método não é verdadeira. Com a queda da pressão, o botijão não conseguirá mais trabalhar quando estiver em sua mínima. Assim, a impressão é de que o gás acabou, fazendo com que pareça necessário fazer a troca enquanto ainda há gás disponível para o uso. Entenda como saber se o gás está acabando de verdade.
Válvula para botijão de gás: para que serve?
A válvula para botijão de gás é um dos itens que faz com que o gás GLP seja um recurso seguro e econômico para você cozinhar ou obter energia para sua casa. Também conhecida como registro ou regulador, essa válvula é o dispositivo que regula a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do seu fogão, cooktop, aquecedor a gás, etc.
Sendo um regulador, a válvula controla a passagem de gás. Isso ocorre de forma automática e graças à mudança de pressão. Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança.
Assim como o próprio cilindro de gás, a válvula é um produto regulado pelo INMETRO. Isso quer dizer que, contendo o selo de certificação, sua válvula obedece todos os padrões para garantir a segurança do consumidor.
Como economizar gás sem riscos?
O uso de gás GLP é seguro e econômico quando utilizado corretamente. Por isso, deixar a válvula do gás pela metade é perigoso.
Para garantir a sua segurança utilizando seu botijão de gás, é importante ter um regulador dentro do prazo de validade e fazer o seu uso totalmente aberto. Para economizar, você pode ficar atento a outros fatores, como modelo do queimador, manutenção e limpeza do mesmo. Assim, você gasta menos e não compromete sua segurança. Confira 10 dicas de como economizar gás com segurança e como calcular gasto de gás.
A Copagaz vai além do seu gás de cozinha. Somos a segurança e praticidade que chega na sua casa com uma das maiores distribuidoras de GLP do país. Com equipes técnicas especializadas e treinadas, a Copagaz segue todos os padrões de qualidade, conforme as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por meio de testes de segurança, fazemos o processo de requalificação e devolução dos produtos para o mercado, com linhas únicas de montagem, identificação e abastecimento dos botijões.
Vale ressaltar que, pelo fato de o GLP ser naturalmente inodoro, é adicionada uma quantidade de mercaptano (enxofre) nele para atribuir cheiro e facilitar a identificação de vazamentos — dessa forma, seu uso se torna ainda mais seguro!