Válvula de Gás: Para que serve e cuidados | Copagaz
Blog Copagaz
22 de fevereiro de 2021
Comentários (0)

Válvula de Gás: Para que serve e dicas de segurança para o botijão de gás

Colaborador da Copagaz se assegurando da instalação correta da válvula do botijão de gás
4 minutos para ler

Índice


Você sabe reconhecer os itens importantes na instalação e no manuseio do seu botijão de gás? É normal, até ter que pedir um botijão para sua cozinha, você não pensar muito a respeito sobre itens ligados ao equipamento, como a válvula de gás.

Aqui, vamos esclarecer as dúvidas sobre a válvula de gás. Também conhecida como regulador de pressão, é um dos itens que faz com que o gás GLP — mais conhecido como gás de cozinha — seja um recurso seguro e econômico para você cozinhar ou obter energia para sua casa.

Confira, agora, o que é a válvula de gás de cozinha e descubra o que você precisa saber para verificar se está tudo certinho com a instalação do botijão!

O que é válvula para botijão de gás?

Trata-se de uma peça que regula o fornecimento do gás presente no botijão para o equipamento que o consumirá, como o fogão.

Para que serve a válvula do botijão de gás?

A válvula de botijão de gás é um dos itens que faz parte da instalação do seu botijão de gás. Também conhecido como registro ou regulador, é o dispositivo que regula a passagem de gás pela mangueira e possibilita o abastecimento do seu fogão ou cooktop.

Essa peça costuma gerar dúvidas na rotina de quem não sabe como trocar gás de cozinha.

Qual é a válvula do botijão de gás?

Existem vários modelos de válvula de gás, como a dupla e a com medidor de gás. Você deverá escolher a válvula de acordo com o seu modelo de consumo.

Preço da válvula de gás: o valor do equipamento varia de acordo com a cidade, mas é bastante acessível.

Como funciona a válvula do botijão de gás?

Sendo um regulador, a válvula controla a passagem de gás. Isso ocorre de forma automática, graças à mudança de pressão.

Quando você abre uma das bocas do fogão, o regulador libera o gás com a pressão necessária para que você faça o uso do seu gás de cozinha, na medida certa e em segurança.

Algumas pessoas têm o péssimo hábito de deixar a válvula do gás pela metade. Nunca faça isso, pois traz riscos ao uso do botijão. 

Quanto tempo dura uma válvula de botijão de gás?

A validade deste item depende dos materiais com os quais ele foi confeccionado. Na embalagem do produto, constará a validade prevista pelo fabricante. Essa informação deve ser respeitada.

Na prática, o que eu preciso saber sobre a válvula do meu botijão de gás?

Assim como o próprio cilindro de gás, a válvula é um produto regulado pelo Inmetro. Isso quer dizer que, contendo o selo de certificação, sua válvula obedece a todos os padrões para garantir a segurança do consumidor.

Fique, agora, com os pontos principais que você precisa saber no dia a dia sobre a válvula do seu botijão de gás.

Como saber se a válvula é confiável?

A recomendação do Inmetro é só comprar válvulas que possuem o selo de certificação. No seu regulador, você pode procurar pelo código NBR 8473, para saber se está adequado.

Confira também, a data de validade do botijão de gás e seus acessórios, como mangueiras e válvulas — até porque, ao contrário do que muita gente acredita, gás de cozinha tem validade.

Uma dica para saber se o seu botijão novo está cheio é usar uma válvula de gás com medidor.

Se você utiliza mais de um botijão, deve recorrer à válvula de gás dupla.

Como deve ser feita a instalação da válvula?

Na hora de instalar, basta fechar manualmente. Se você já não fez isso na instalação, é bom verificar as condições da válvula do botijão.

Se você usa gás encanado, saiba que o processo de instalação da válvula de gás encanado é semelhante ao do gás GLP.

É normal vazar um pouco de gás?

Não. Nenhum vazamento de gás deve ser tolerado. Se notar vazamentos, refaça a instalação.

Como fechar a válvula do gás?

A válvula foi pensada para que qualquer pessoa consiga mantê-la aberta e fechada. Utilizar ferramentas para apertar o registro, além de desnecessário, pode causar danos no registro de gás. 

Como colocar a válvula do gás?

Encaixe a válvula com cuidado, porém, com firmeza, no botijão, de modo que o item não fique frouxo. Depois, gire-o para prendê-lo.

O que fazer quando a válvula do botijão de gás está vazando?

Refaça a instalação, e, se o vazamento persistir, troque de válvula.

Pode deixar a válvula do gás meio fechada?

Circula na internet uma teoria de que deixar o registro do botijão de gás meio fechado reduz o consumo em 50%. A teoria, no entanto, é falsa, pois deixar a válvula de gás pela metade é perigoso, além de gerar desperdício de gás.

Como saber se a válvula está com vazamento?

Se você seguiu todos os passos para verificar a procedência da válvula e a instalação correta, é pouco provável que ocorra um vazamento de gás.

Na dúvida, é só passar uma espuma feita com sabão neutro na região do registro: se fizer algum tipo de bolha, você vai identificar que há um vazamento.

Válvula de gás vazando: muita gente não entende como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás, mas, esse teste é mesmo funcional.

É comum que as pessoas se perguntem se o botijão de gás explode. Isso é bem raro e seguindo nossas dicas as chances de acidentes cairão drasticamente.

Prontinho! Agora, você já sabe como conferir se a válvula de gás está adequada para manter o botijão seguro.

Lembre-se de que a Copagaz é referência em qualidade e segurança em gás de cozinha.