Como Regular Aquecedor a Gás para Gastar Menos? | Copagaz
Blog Copagaz
23 de março de 2022
Comentários (0)

Como regular aquecedor a gás para economizar gás?

Mulher regulando a temperatura de aquecimento com um termostato inteligente
2 minutos para ler

Índice

É claro que ninguém gosta de um banho frio nem de se queimar ao abrir a torneira de água quente. O ajuste da temperatura do aquecedor de água a gás é importante não apenas para sua saúde e segurança, mas também para economizar na conta de luz.
Mas como regular aquecedor a gás? Descubra aqui como ajustar a temperatura do seu aquecedor a gás para economizar dinheiro.


Como regular aquecedor a gás para gastar menos

A interface para definir a temperatura em um aquecedor de água varia de acordo com o tipo e modelo. Felizmente, a maioria dos tipos de aquecedores de água são ajustados de forma simples e semelhante. Por exemplo, a maioria dos aquecedores a gás mais novos têm um termostato atrás de um painel de acesso isolado. 

Independentemente do tipo de aquecedor de água, você deve testar o aquecimento da água antes de fazer qualquer ajuste. Esse teste vai conferir a temperatura máxima que a água está chegando e garantirá um ajuste mais preciso, te ajudando a atender se a regulagem precisa aumentar ou diminuir a temperatura.  

Para isso você deve seguir os seguinte passos:

  • Abra a água do banheiro ou da pia da cozinha e deixe correr até que esteja totalmente quente;
  • Em seguida, segure um termômetro sob a água para obter uma leitura precisa;
  • Use o painel de controle digital para ajustar a temperatura para cima e para baixo, conforme necessário.

Alguns são um pouco mais complicados, mas ainda deve levar apenas alguns minutos. Basta encontrar o painel de acesso para o termostato e usar uma chave de fenda para remover o painel, depois utilizá-la para ajustar o termostato para cima ou para baixo. Depois de fazer o ajuste, espere pelo menos três horas antes de testar a temperatura da água novamente.

Aquecedor a gás no chuveiro: como economizar gás?

Existem vários motivos pelos quais o seu aquecedor de água deve ser definido dentro de uma faixa específica de temperaturas. Se estiver muito alto, não apenas corre o risco de causar queimaduras, mas também irá influenciar no gasto de gás

A recomendação é que os aquecedores de água sejam ajustados até 60 graus Celsius. Embora você possa ter tendência a apenas aumentar o calor, água muito quente pode trazer um maior gasto

No verão, por exemplo, a temperatura do chuveiro a gás pode ser mais baixa para economizar gás e garantir um banho fresco e renovador. Nesta época do ano, o ideal é configurar o aquecedor a gás em 49 graus Celsius.

Aquecedor a gás vale a pena?

Agora que você já sabe como regular aquecedor a gás, economize com um aquecedor a gás GLP. Como o gás é mais barato do que a eletricidade, os sistemas de água quente a gás são geralmente mais econômicos em termos de custos de operação. 

Aproveite para aprender mais sobre a escolha e instalação do aquecedor a gás para garantir a maior economia em sua casa.