Tempo de cozimento da mandioca: Acerte o ponto! | Copagaz
Blog Copagaz
27 de setembro de 2023
Comentários (0)

Tempo de cozimento da mandioca: saiba como preparar esse alimento do macio a mais durinho

Porção de mandioca cozida na mesa de madeira
3 minutos para ler

Índice:


Você sabia que o tempo de cozimento da mandioca pode variar de acordo com o modo de preparo utilizado? Esse alimento tão brasileiro é bastante versátil e pode ser preparado de várias formas. 

Ele é conhecido por diversos nomes, como macaxeira, aipim e castelinha, e consegue ser uma ótima fonte de carboidrato para as dietas, perdendo apenas para o milho e o arroz. Se você deseja saber mais sobre como cozinhar a mandioca, assim como os seus benefícios para a saúde, continue a leitura!

Métodos de preparo da mandioca

Apesar de ter uma consistência um pouco mais dura quando crua, a mandioca pode ficar amolecida por meio do cozimento. Além de cozida, ela pode ser servida frita, com mais crocância, ou assada.

Esse alimento se deteriora com rapidez, por isso, se for incluí-lo em marmitas para semana, o ideal é congelá-la. O congelamento é uma ótima forma de reaproveitar os alimentos para não estragarem. Vale ressaltar que, antes de fazer a macaxeira ou colocá-la no congelador, é importante sempre descascá-la. 

Tempo certo de cozimento da mandioca

O tempo de cozimento da mandioca é uma dúvida comum que muita gente tem e até deixa de consumir o alimento, por achar que demora muito. No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que isso depende diretamente do método escolhido e também dos tipos de panelas utilizadas. Veja! 

No vapor 

O método de cozimento da mandioca no vapor leva cerca de 15 a 20 minutos para amolecê-la. Para isso, é necessário encher uma panela própria para cozinhar e deixar a água ferver para adicionar o alimento.

Na fervura

Basicamente, o método para cozinhar em fervura é bem parecido com o vapor. A principal diferença é que a mandioca será feita em uma panela comum, e isso leva entre 15 a 20 minutos. 

Panela de pressão

A panela de pressão otimiza a capacidade de cozinhar mais alimentos, pois é possível colocar maior quantidade. O tempo de cozimento da mandioca na pressão pode ficar entre 10 a 20 minutos, a depender de quantas estão sendo preparadas e da água. 

Após colocar a mandioca cortada e descascada no recipiente coberto com água, deixe pegar pressão. Quando isso acontecer, é possível diminuir o fogo, pois a temperatura já estará uniforme, ajudando até mesmo no consumo do gás de cozinha

Por que a mandioca fica dura?

Mesmo depois de cozidas, as mandiocas tendem a ficar duras com o passar do tempo. Isso pode acontecer devido ao amido presente em sua composição e dos açúcares, que acabam sendo reduzidos no preparo. 

Outra razão para isso pode ser a qualidade de sua estrutura, que não consegue ser mais cozida por completo, principalmente quando ficam mais velhas. Por isso, é importante escolher bem na hora de comprar o alimento. 

Quais são os benefícios da mandioca?

Como dissemos, a mandioca é uma ótima fonte de carboidratos para todo tipo de dieta. Esse alimento é um forte aliado contra algumas doenças, como: 

  • anemia;
  • combate ao câncer;
  • doenças oftalmológicas.

Além disso, ele também ajuda a reduzir o colesterol, possui ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e os cabelos, e tem grande ação nos músculos e articulações. O tempo de cozimento da mandioca pode demorar dependendo do método escolhido, mas vale a pena prepará-la para saboreá-la da forma que preferir. E você não precisa se preocupar com o consumo do botijão de gás, pois com a Copagaz, você tem acesso a produtos de qualidade e pode contar com uns dos nossos revendedores para te atender!