Como limpar geladeira por dentro e fora: passo a passo | Copagaz
Blog Copagaz
7 de junho de 2023
Comentários (0)

Passo a passo de como limpar geladeira por dentro e por fora

homem limpando a geladeira
3 minutos para ler

Saber como limpar a geladeira é uma das rotinas mais importantes da casa, pois mantê-la limpa e organizada proporciona alimentos mais frescos e saudáveis.

Além disso, limpá-la corretamente, ajuda a evitar o surgimento de bactérias nocivas à nossa saúde, sendo importante realizar a limpeza periodicamente. 

O processo não é complicado e pode ser feito de forma simples, com o uso de poucos produtos, mas para saber o que usar e um passo a passo da limpeza de cada parte da geladeira, continue a leitura!

Índice:


Como limpar a geladeira por dentro?

Realizar a limpeza interna da geladeira com certa regularidade é fundamental, pois evita o acúmulo de sujeira e bactérias que podem se espalhar pelos alimentos. Além disso, essa tarefa, vista como cansativa, pode se tornar mais fácil do que parece.

Confira o passo a passo de como fazer uma limpeza fácil e eficaz por dentro da sua geladeira!

1. Desligue a geladeira

Para fazer a limpeza da geladeira por dentro, primeiro é preciso desligá-la da tomada e retirar todos os alimentos, selecionando o que estragou e o que ainda pode ser preservado.

2. Faça uma mistura de limpeza

  • 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água morna;
  • 1/2 xícara de vinagre.

3. Retire as prateleiras

Agora é o momento de retirar todas as prateleiras, gavetas e outras peças. 

Com a mistura do passo 2, limpe todos os compartimentos e componentes da geladeira. Você pode levá-los para lavar na pia. No caso de sujeiras mais pesadas, faça o uso de um desengordurante.

4. Secagem

Agora o momento é de realizar a secagem. Para isso, utilize um pano macio para secar todos os pontos internos da geladeira.

Lembramos de nunca usar materiais tóxicos ou abrasivos, como esponja de aço, escovas ou a parte de lixa da esponja. Além disso, alguns produtos como amoníaco, cloro, álcool e sapólio danificam o eletrodoméstico, não removem odores e podem até contaminar os alimentos. 

Como tirar o cheiro da geladeira?

Para tirar o mau cheiro da geladeira, é preciso realizar a limpeza completa por dentro. Depois, basta colocar duas colheres de bicarbonato de sódio em um recipiente e espalhar sob a porta e as paredes do eletrodoméstico, assim tirará qualquer resquício de sujeira que tenha ficado.

No entanto, para manter a geladeira limpa e sem odores, todos os alimentos devem ser armazenados em recipientes fechados. Além disso, é ideal que você faça sempre uma verificação semanal ou diária do que ainda está bom e do que deve ser jogado fora.

Como limpar a geladeira por fora?

Agora que você já sabe como fazer a limpeza da sua geladeira na parte de dentro, é a vez de limpar por fora.

Para fazer uma limpeza externa eficiente, siga os passos a seguir:

  1. ainda com geladeira desligada, use um pano seco para remover a poeira;
  2. em uma esponja macia, coloque duas gotas de detergente e passe por toda superfície;
  3. com um pano levemente úmido, faça a retirada do detergente;
  4. por fim, utilize um pano limpo para secar.

Como limpar atrás da geladeira?

Dando continuidade a limpeza completa da geladeira, a próxima etapa é limpar a parte de trás. Para isso, basta retirar o excesso de poeira usando um pincel, uma escovinha ou espanador de pano.

Como limpar a borracha de geladeira?

A borracha que fica em torno da porta da geladeira é um local onde acumula muita sujeira e bactérias, por isso também merece atenção na hora da limpeza.

Para fazer a higienização, use uma mistura de água morna e água sanitária, aplique sob a borracha e com auxílio de um pano fininho espalhe a substância, deixe agir e retire com água posteriormente.

Como você pode ver, a limpeza da geladeira é algo indispensável, pois se não feita regularmente, pode infectar os alimentos e estragar o eletrodoméstico. Para saber mais dicas como essa, continue acompanhando o blog da Copagaz!

Leia também: