Como fritar sem óleo: 3 formas de preparar | Copagaz
Blog Copagaz
4 de outubro de 2023
Comentários (0)

Como fritar sem óleo: maneiras de preparar alimentos no fogão sem usar o óleo

Mulher cozinhando com a ajuda do neto e do marido
3 minutos para ler

Índice:


As frituras costumam não ser bem vistas nas dietas por conta do mal que podem fazer à saúde, porém existem algumas alternativas de como fritar sem óleo e obter alimentos crocantes. Afinal, ninguém é de ferro, e comer algo frito de vez em quando vai bem, melhor ainda quando tem menos gordura.

No entanto, frituras sem óleo também são saborosas e mais saudáveis, por isso, vale a pena entender como prepará-las e incluí-las na rotina, como nas marmitas da semana

Quer saber como fazer os alimentos de um jeito diferente? Então, continue a leitura!

3 dicas de utensílios e formas de fritar sem óleo

Pensando em algumas formas de fritar os alimentos sem o uso do óleo? Confira 3 dicas de utensílios e opções de preparo que podem te auxiliar nessa tarefa!

Utiliza a panela antiaderente

Esse é um item que não pode faltar na sua cozinha! A panela antiaderente faz toda a diferença na hora de saber como fritar sem óleo. Principalmente quando ela é nova, ela garante ainda mais que os alimentos não grudem. 

Ou seja, não é necessário utilizar o óleo para que o alimento não fique preso no fundo do utensílio, pois ela por si só já consegue realizar essa função. Nesse sentido, vale a pena investir nesses tipos de panelas para aproveitar os benefícios que elas oferecem. 

Ainda sobre esse item importante na cozinha, é necessário tomar cuidados e seguir as instruções para preservá-lo por muito mais tempo. Algumas dicas sobre como recuperar panela antiaderente são fundamentais para aproveitar o utensílio!

Aproveite a água do próprio alimento

Sim! Um jeito de como fazer a fritura sem óleo é usar a água do próprio alimento. É mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Porém, para isso ser possível, é preciso que a comida tenha água natural para ir soltando ao longo do cozimento. 

Conforme a temperatura aumenta e o alimento vai esquentando, ele começa a soltar a água, que ajuda a fritá-lo. Alguns exemplos de comidas que passam por esse processo são:

  • frango;
  • carne;
  • berinjela;
  • cebola;
  • alho. 

Conte com eletrodomésticos como seus aliados

É claro que você também pode trocar o método convencional de fritura para o uso de um eletrodoméstico que faça isso sem utilizar óleo. Eles tornam o cozimento mais prático e a comida fica muito saborosa. Veja!

Air fryer 

A air fryer é a fritadeira elétrica mais conhecida por “fritar” os alimentos sem óleo. Porém, o seu preparo consiste em um cozimento em altas temperaturas, que deixa os alimentos semelhantes às frituras. Além da praticidade que ela oferece, ela é bastante versátil, permitindo o cozimento de diversos alimentos.

Micro-ondas

Assim como a air fryer, o micro-ondas também proporciona um cozimento por meio de altas temperaturas aos alimentos. Você pode optar por usá-lo para preparar diversos pratos que ficam com crocância e sabor. 

Utilize outros produtos além do óleo

Além dos métodos citados, você também pode fritar os alimentos usando o fogão com gás de cozinha, mesmo sem ter uma panela antiaderente ou esperar pela água das comidas. Algumas alternativas que contêm menos gorduras e podem ser utilizadas são:

  • manteiga;
  • óleo de coco;
  • azeite de oliva. 

Com eles, você deixa as refeições saborosas e mais saudáveis. É interessante entender e saber que existem opções que podem substituir as frituras tradicionais. Compreender como fritar os alimentos sem óleo pode trazer diversos benefícios à saúde em geral e também às dietas. Se você deseja ver mais conteúdos sobre dicas para a casa, como o reaproveitamento de alimentos, continue acompanhando nosso blog!