Fogão Velho: O que fazer? Como e onde descartar? | Copagaz
Blog Copagaz
4 de fevereiro de 2022
Categoria:
Comentários (0)

Maneiras inteligentes e responsáveis de se livrar do seu fogão velho

fogão velho
2 minutos para ler

O fogão é frequentemente considerado um dos eletrodomésticos mais essenciais, porque muitas pessoas o usam com bastante frequência. Embora existam vários tipos de fogão, os a gás são há muito tempo a escolha número um de chefs profissionais e cozinheiros domésticos ávidos, porque oferecem muitas vantagens.

Fogões a gás são mais eficientes do que fogões elétricos de várias maneiras. Enquanto os queimadores dos fogões elétricos demoram para aquecer, os queimadores a gás acendem imediatamente. O calor a gás também cozinha os alimentos de maneira mais rápida e uniforme. No entanto, seu desempenho pode ser atrapalhado quando trata-se de um fogão velho.

Como descartar fogão velho

Os eletrodomésticos não são apenas pesados, volumosos e difíceis de transportar, mas também não podem ser deixados na calçada em frente à sua casa para a coleta de lixo. Então, o que você faz com eles?

Você pode conseguir vendê-los, especialmente se ainda estiverem funcionando, mas isso pode ser um processo demorado, e você ainda precisa tê-los em algum lugar em sua casa ou garagem. 

Doar seu aparelho também é sempre uma ótima opção. Existem inúmeras organizações e causas dignas que poderiam se beneficiar por ter um forno ou fogão funcionando. Pense em abrigos, missões, creches, etc. Além disso, você também pode doar para brechós de caridade locais.

Se você decidiu substituir seu antigo eletrodoméstico porque ele não funciona e o custo dos reparos é provavelmente muito maior do que o valor do eletrodoméstico, é tentador simplesmente encontrar alguém para ajudar a carregá-lo em um caminhão e levá-lo ao aterro sanitário local. Existem opções, no entanto. 

Seu antigo fogão pode ser reciclado e muitos dos materiais podem ser reutilizados. Na verdade, como os aparelhos são principalmente de aço e outros metais, fogões e fornos antigos são ótimos candidatos para a reciclagem de sucata.

Fogão velho gasta mais gás?

É muito importante se atentar à vida útil do seu fogão, pois, se estiver velho, é possível que ele gaste mais gás do que o normal. Isso porque um fogão velho pode ter bocas entupidas, além de dificuldades para acender. Um fogão desentupido, frequentemente limpo e com bom funcionamento ajuda a economizar gás de cozinha.

Economize gás com a troca de seu fogão!

Apesar do ótimo custo-benefício do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), economizar é sempre bom, não é mesmo? Por isso, troque o seu fogão velho e aproveite a melhor eficiência que o fogão a gás pode te oferecer.

Ao escolher um fogão a gás ou fornos industriais a gás, você opta pela praticidade, já que é um modelo econômico, fácil de achar e que tem um alto poder de cocção. Os fogões a gás usam uma chama aberta para cozinhar os alimentos. Eles oferecem controle responsivo sobre os ajustes de calor, uma vez que a chama pode ser ajustada instantaneamente, e você não precisa esperar que um elemento de aquecimento aqueça ou esfrie. 
Se interessou? Aproveite para conferir nossos posts sobre gás de cozinha e como calcular o gasto de gás!