Melhor chuveiro custo-benefício: elétrico ou a gás? | Copagaz
Blog Copagaz
26 de outubro de 2022
Comentários (0)

Melhor chuveiro custo-benefício: elétrico ou a gás?

mão tocando em um chuveiro a gás em loja
2 minutos para ler

Índice:

O banho é um momento de descontração, não é mesmo? Acontece que esse merecido prazer cotidiano pode gerar uma conta de luz bem elevada. Como reverter esse problema? Escolhendo o melhor chuveiro custo-benefício!

Definir qual é o melhor chuveiro não é uma tarefa simples, pois isso depende do consumo da família e das suas expectativas em relação ao equipamento.

Como economizar energia é um dos objetivos dos consumidores, vamos entender o que deve ser avaliado para o melhor chuveiro custo-benefício.

Quantos kwh gasta um chuveiro elétrico?

Para definir qual chuveiro comprar com bom custo-benefício, é preciso entender como é gerada a sua conta de luz. O valor da fatura considera o preço do quilowatt-hora (kwh).

Quanto maior a potência do chuveiro e mais tempo ele permanecer ligado, maior será o valor do kwh. Lembrando que a potência é medida em watts.

A fórmula para o cálculo mensal do gasto de um chuveiro é a seguinte:

Consumo = Potência do equipamento (watts) x horas usadas diariamente x número de dias) ÷ 1.000 = kWh por dia.

Agora você sabe quantos kwh gasta um chuveiro! Essa mesma fórmula pode ser usada para calcular o consumo de energia de qualquer equipamento.

Normalmente, o chuveiro não vai usar toda a sua potência. Isso só ocorre quando há muita demanda, como em um longo banho em um dia frio.

É importante esclarecer que o chuveiro gasta muita energia, sendo o equipamento com maior consumo elétrico de uma residência.

Qual chuveiro esquenta mais?

Teoricamente, o chuveiro com mais potência deveria esquentar mais a água. Mas existem variáveis, como o clima da cidade.

Em um local de clima quente, a água não chega tão fria ao chuveiro, exigindo menos potência do equipamento. Esse mesmo chuveiro pode ser ineficiente em um município muito gelado.

Por isso, muita gente que precisa de um chuveiro que esquenta bem no inverno escolhe, dentre o chuveiro a gás e elétrico, o a gás!

Melhor chuveiro custo-benefício: gás

Assim como o consumo elétrico, é possível calcular o gasto de gás. A fórmula é a seguinte:

Gasto = (((T/60) x Kg/h)/B) x PB;

T = tempo de uso em minutos;

Kg/h = consumo do queimador (ver no manual);

B = capacidade do botijão (13 ou 45 kg);

PB = preço do botijão de gás na sua cidade.

Esse mesmo cálculo pode ser usado para descobrir o consumo do aquecedor a gás. Dessa forma, você pode optar por equipamentos mais econômicos.

Como migrar para o chuveiro a gás?

A tecnologia usada por um chuveiro a gás exige alguns investimentos, como escolher aquecedor a gás, já que é esse equipamento que esquentará a água do banho.

A instalação de aquecedor a gás exige cuidado. Recomenda-se que ela seja feita por alguém com experiência. Ah! Lembre-se de consultar as normas do seu condomínio sobre o tema.  

Depois de instalado, você pode regular esse equipamento, garantindo que a água sempre saia em uma temperatura agradável. No nosso blog, nós temos um artigo ensinando como regular aquecedor de gás.

Ainda que exija um pouco mais de atenção do que o chuveiro elétrico, o chuveiro a gás é o melhor chuveiro custo-benefício. Além de garantir um banho mais agradável, esse equipamento ajuda a valorizar o seu imóvel, destacando-o de opções que só oferecem o chuveiro a gás.

Se você precisa de botijões de qualidade para o seu aquecedor, conte com a gente! A Copagaz é referência em qualidade quando o assunto é GLP!