Instalação de Aquecedor a Gás: Como instalar | Copagaz
Blog Copagaz
16 de março de 2022
Comentários (0)

Como fazer a instalação de aquecedor a gás

Caldeira gás aquecedor água
3 minutos para ler

Índice


A instalação do aquecedor a gás pode parecer um trabalho para os profissionais, mas, na verdade, não é tão difícil quanto você pode pensar. Certamente, a maneira mais fácil de realizar o trabalho é contratar um profissional para fazer o trabalho por você. Porém, se você quer economizar algum dinheiro e atingir a sensação de dever cumprido, instalar seu aquecedor de água a gás é um ótimo projeto.

Aquecedor a gás: onde instalar

Independente se seu aquecedor a gás é operado por gás natural ou GLP (gás liquefeito de petróleo), o local de instalação deve cumprir algumas condições para garantir segurança e eficiência.

A ventilação do local é primordial, para evitar acúmulos de outros gases emitidos durante o processo de aquecimento. 

Também é fundamental que você o instale sobre superfícies não combustíveis e mantenha-o longe de substâncias inflamáveis

Em suma, evite lugares sem janelas e com pouca circulação de ar, para ter mais segurança no seu dia a dia.
O mais importante sobre o lugar onde você vai instalar seu aquecedor é a ventilação. Ela é fundamental para a segurança.

Normas para instalação de aquecedor a gás

Depois de determinar que seu aquecedor é seguro para o espaço em que está sendo instalado, o procedimento real de instalação não é difícil.

Verificar a espaço

Lembre-se de que todos os lados do aquecedor devem ser facilmente acessíveis para manutenção. Locais pequenos podem ser problemáticos se houver muito pouco espaço entre o aparelho e as paredes.

Considere o fluxo de ar

A quantidade de ar disponível para combustão afetará não apenas a longevidade do seu investimento, mas também a sua saúde. Para evitar a produção perigosa de monóxido de carbono, evite colocar aquecedores a gás em espaços confinados.

Garanta a ventilação

Se colocado em um local confortável como um armário, alguns trabalhos manuais podem ser necessários para fornecer espaço suficiente para dois locais de ventilação e conexão a uma fonte de energia.

homem consertando instalador

Como o aquecedor a gás funciona

Um aquecedor de água a gás sem tanque funciona quando você abre uma torneira de água quente e um sensor detecta o fluxo. O queimador de gás acende e o trocador de calor aquece a água corrente.

Um tanque de aquecimento de água a gás funciona aquecendo a água e armazenando-a até que seja necessária. A água quente é retirada da parte superior do tanque e substituída por água fria na parte inferior, com base no fato de que a água quente sobe. Quando a temperatura da água do tanque cai abaixo do ponto de ajuste do termostato, o aquecedor de água funciona fazendo com que o queimador seja acionado até que a temperatura volte ao ponto de ajuste. 

Instalar aquecedor a gás: confira dicas!

Ao instalar um aquecedor a gás, considere optar pelo botijão p45, que é ecologicamente correto e sustentável por ser abastecido com Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e a sua maior capacidade de armazenamento o torna ideal para o uso em residências, como na preparação de alimentos, chuveiro a gás, lavagem e secagem de roupas, lareiras, e até mesmo iluminação. Além disso, o GLP é essencial na instalação de aquecedor a gás.