Como esquentar chuveiro a gás da maneira correta? | Copagaz
Blog Copagaz
16 de agosto de 2023
Comentários (0)

Como esquentar o chuveiro a gás da maneira correta e econômica

Banheiro com aquecedor de água e chuveiro a gás
3 minutos para ler

Índice:


Quem nunca esteve com dúvidas sobre como esquentar o chuveiro a gás quando estava diante de dois registros? Pode parecer confuso ou você pode até pensar que é preciso deixar muita água escorrer pelo ralo para a água esquentar, mas não é bem assim. 

Para esclarecer esse assunto, preparamos um conteúdo informativo com as formas de como utilizar esse eletrodoméstico sem precisar esperar tanto. Veja!

Como funciona o chuveiro a gás?

Antes de qualquer informação, é preciso entender como funciona o chuveiro a gás, que é um sistema diferente do elétrico. No caso desse modelo que opera por meio do GLP, a água é aquecida em aquecedor geral. Por isso, ela já vem quente para o banho.

Podem surgir outras dúvidas sobre como funciona o aquecedor a gás, mas não se preocupe. O funcionamento desse equipamento é bem simples, com instalação segura e garantindo água quente em toda a casa, dependendo do modelo escolhido. Saber regular o aquecedor tem bastante impacto no uso. 

6 dicas para esquentar chuveiro a gás

Como vimos, esquentar o chuveiro a gás pouco tem a ver com o aparelho em si e mais com o aquecedor que regula a temperatura da água. Por isso, as dicas que ensinaremos também vão ao encontro do modo de aquecimento. Veja!

Encontre um meio-termo nos registros

Em geral, locais com chuveiro a gás costumam ter dois registros: um para água fria e um para quente. Conforme o uso, você pode se adaptar a encontrar o meio-termo de abertura de ambos priorizando menos o lado frio e mais o lado quente, para encontrar um equilíbrio.

Tenha a manutenção em dia do aquecedor 

Como dissemos, ele tem o papel principal no aquecimento da água dos chuveiros e também das torneiras da casa. Por isso, a manutenção do aquecedor a gás deve estar sempre em dia, para não haver nenhum problema no funcionamento ou que possa ser resolvido rapidamente. 

Ajuste a temperatura

Principalmente nos dias frios, é recomendado que a temperatura do aparelho aquecedor seja ajustada. Assim, com a água mais quente, é possível evitar a abertura do registro de água fria. 

Verifique o diâmetro da tubulação

Veja se o tamanho da tubulação consegue aguentar a vazão da água sem causar problemas. Isso pode prejudicar o aquecimento, fazendo com que demore mais para ficar quente. 

Fique de olho na vazão da ducha

Em consequência de uma tubulação não apropriada, a vazão da água será menor, verifique se os registros estão totalmente abertos. Você pode fechar completamente o lado frio e abrir somente o quente para testar como está a quantidade de água que sai do chuveiro. 

Certifique-se se o gás do botijão está acabando

Se o gás do botijão estiver acabando, a recomendação é que troque os botijões de gás. Conte com a Copagaz nessa!

Como regular o aquecedor para economizar mais gás?

Aquecedor de chuveiro a gás

Para ter o melhor chuveiro com custo-benefício para o seu bolso, você pode saber como regular o aquecedor a gás para que ele proporcione economia no consumo. Antes de comprar o seu aparelho, verifique quais modelos atendem às suas necessidades diárias. Após instalado, mantenha-o numa temperatura adequada ao ambiente.

Esquentar a água do chuveiro a gás pode levar um tempo antes de ficar na temperatura ideal, por isso priorize banhos mais rápidos. Outro ponto fundamental é manter as duchas limpas e a manutenção do aparelho em dia. Saber como esquentar chuveiro a gás é algo que está mais ligado ao seu aquecedor. Se quer saber mais dicas sobre como economizar gás no aquecedor e como economizar gás no geral, continue acompanhando nossos conteúdos!