Como economizar gás no aquecedor? 10 dicas | Copagaz
Blog Copagaz
18 de agosto de 2023
Comentários (0)

10 dicas de como economizar gás no aquecedor

Homem instalando o aquecedor a gás
3 minutos para ler

Índice:


Após instalar um equipamento para aquecer a água em casa, nada melhor do que receber dicas sobre como economizar gás no aquecedor. Afinal, usar esse sistema é um investimento no início, mas que pode trazer mais economia a longo prazo em comparação a versão elétrica, por exemplo. 

Utilizar o aquecedor a gás economiza energia elétrica na sua casa. Além disso, esse tipo de sistema é mais seguro e proporciona uma água mais aquecida, oferecendo conforto aos moradores. Então, se você quer saber como ter economia, veio ao lugar certo. Confira o artigo e anote as dicas!

Confira 10 dicas para economizar gás no aquecedor

Se uma dica para economizar é bom, imagine então dez! Todas elas vão ser importantes para você saber como controlar o uso do gás no chuveiro, na torneira, etc. A casa toda será beneficiada. Veja!

1. Use o aquecedor conscientemente

Principalmente no inverno, o chuveiro a gás tende a ficar aberto por mais tempo. Afinal, um banho quente é bastante agradável. Porém, com todas as pessoas demorando um pouco mais no banho, o consumo será maior e a conta mais cara. 

Por isso, vale a pena ser consciente e tomar banhos entre 5 a 10 minutos para economizar não só o gás, como também a água. 

2. Faça manutenções periodicamente

Prevenção nunca é demais e pode evitar gastos no futuro. Vale a pena investir em manutenções periódicas, que custam menos do que uma manutenção para resolver um grande problema. Com o tempo, o aparelho vai se desgastando e precisa de atenção. 

3. Fique de olho na coloração da chama

Pode parecer perigoso, mas não é. Uma forma de saber como economizar gás é entender a coloração adequada da chama do aquecedor. Se você tem um aparelho mais moderno, fique de olho nos códigos que ele apresenta no visor. Eles podem indicar que algo não vai bem e é necessário manutenção. 

Já se você possui um aparelho mais antigo, é possível moderar com aquecedor a gás olhando a chama que ele apresenta. Se a cor estiver amarelada, você está gastando mais GLP do que deveria, por precisar de manutenção. 

4. Limpe as duchas

Uma das manutenções necessárias é a limpeza das duchas. Se elas estiverem entupidas, a vazão da água será reduzida e o gás fará maior pressão para aquecer. Veja como um simples ato pode ajudar a economizar gás no aquecedor

5. Instale restritores de vazão

Falando em vazão da água nas duchas, se ela estiver em excesso e não estiver adequada, você gastará mais água e mais gás. Ou seja, serão dois gastos extras. Por isso, vale a pena investir nesses equipamentos restritores. 

6. Regule a temperatura da água

Regular o aquecedor a gás, deixando a temperatura da água ideal para os banhos, por exemplo, ajuda na economia. Não será necessária a mistura com a água fria, facilitando o aquecimento e diminuindo o tempo de uso. 

É importante ler as instruções e conversar com um especialista para saber como realizar esse processo.. 

7. Observe a vida útil do aquecedor

Cada fabricante determina um tempo de validade para o equipamento. Por isso, é importante se atentar a esse prazo e, caso o seu esteja vencido, é necessário realizar a troca. Quando ele está muito antigo, pode gastar mais gás para aquecer a casa. 

8. Escolha um aquecedor adequado

Existem muitos modelos de aquecedores no mercado. Mas pode ser que você precise de um modelo mais simples ou mais robusto, dependendo da sua necessidade. Cada um deles terá impacto não somente na instalação como na conta mensal. 

9. Feche o registro

Vai ficar fora de casa por algum tempo? Saber como economizar gás no aquecedor impacta na sua forma de consumo. Sendo assim, se não estará em casa, evite desperdício e riscos, fechando o registro. 

10. Contrate sempre um especialista

Para fazer instalação ou manutenção no seu equipamento, contrate um especialista. Ele sabe como funciona o aquecedor a gás e mexerá em segurança, sem causar danos ou riscos. Gostou dessas dicas sobre como poupar gás no aquecedor? Coloque-as em prática e aprenda a como calcular o gasto de gás para fazer a comparação. O blog da Copagaz ajuda você nesse assunto e em outros, ensinando como esquentar chuveiro a gás, explicando o funcionamento da secadora a gás e muito mais. Aproveite nossos artigos!