Quando e como trocar a mangueira do gás? | Copagaz
Blog Copagaz
14 de junho de 2023
Categoria:
Comentários (0)

Saiba quando e como trocar a mangueira do gás

Mão masculina trocando mangueira do gás
3 minutos para ler

O kit de instalação de gás de cozinha é responsável por levar o gás do botijão até o ponto final de uso, por isso é importante saber a forma correta de como trocar a mangueira do gás, quando necessária a manutenção. 

Para fazer isso com segurança e evitar vazamentos que resultem em acidentes, também é preciso se atentar a informações como o prazo de validade.

Para saber mais detalhes de como fazer essa troca corretamente e quais procedimentos seguir, continue lendo!

Índice:

Como trocar a mangueira de gás?

Para quem precisa saber como trocar a mangueira do gás, preparamos um passo a passo que ensina como realizar essa troca corretamente.

Para fazer o procedimento, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Esponja;
  • Detergente;
  • Mangueira nova.

Agora vamos às instruções. 

1. Desligue o registro

Primeiro, feche a válvula do registro do botijão para evitar que o gás escape.

2. Retire as abraçadeiras

Para tirar a mangueira de gás antiga, é preciso desparafusar a braçadeira que existe nas duas extremidades, tanto no registro como no fogão.

3. Coloque a nova mangueira

Após ter retirado a mangueira antiga, coloque a nova: primeiro parafuse a braçadeira no registro que fica no botijão e depois no bico de entrada de gás do fogão, cooktop ou forno. 

4. Teste de segurança

Após a instalação, é importante fazer um teste de segurança para conferir se não existe nenhum vazamento de gás. 

Coloque detergente na esponja para fazer espuma, abra registro e passe espuma nas duas extremidades da mangueira. Confira se aparecem bolhas. 

Caso não esteja espumando, não há vazamento de gás.

Como saber a hora certa de trocar uma mangueira de gás?

A mangueira de gás deve ser trocada a cada 5 anos ou até antes, se for detectado algum vazamento ou problema. 

Quando o prazo é ultrapassado ou a mangueira fica velha, as extremidades por onde o gás passa ficam ressecadas, podendo romper e ocasionar o vazamento da substância.

Por isso, fique sempre de olho no estado de conservação do objeto, pois, apesar do prazo de validade existir, a hora certa de fazer a troca é sempre que for detectado ressecamento que gere vazamentos.

Pode tirar a mangueira do gás?

O GLP é seguro quando usado de maneira correta. A retirada da mangueira é perigosa, pois ela é um item essencial para conduzir o combustível seguramente.

Exatamente por esse motivo, é de extrema importância ter o seu kit de instalação dentro do prazo de validade e instalado corretamente para evitar vazamentos e acidentes. 

Como saber se a mangueira do gás está vazando?

Para saber se a mangueira de gás está realmente funcionando sem vazamentos, basta realizar um teste muito simples e eficaz. Confira:

  1. use uma esponja com detergente e água e aperte até fazer espuma;
  2. espalhe a espuma ao redor de todo encaixe entre o registro, o botijão de gás, a mangueira e o adaptador da mangueira do fogão;
  3. Observe se existe alguma formação de bolhas na extensão de toda a mangueira. A espuma indicará se há o vazamento de gás.

Você pode fazer esse mesmo processo sempre que houver troca de gás, para observar se existem vazamentos ao longo de todo o comprimento da mangueira para haver maior segurança no ambiente. Continue acompanhando nosso blog para saber mais dicas. Para ter um gás de qualidade e com segurança você pode sempre contar com a Copagaz!

Leia também: