Como converter fogão a gás de rua para botijão? | Copagaz
Blog Copagaz
15 de março de 2023
Comentários (0)

Como converter fogão a gás de rua para botijão: saiba aqui!

Fogão acesso
3 minutos para ler

Índice:


Antes de explicarmos como converter fogão a gás de rua para botijão, um dado interessante: você sabia que o consumo de gás natural tem crescido no Brasil? Entre os anos de 2016 e 2021, o consumo de GN cresceu 32,7%, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Essa informação acende um sinal de alerta para as pessoas, principalmente aquelas que costumam mudar de imóvel com frequência, pois o fogão que possuem é adaptado para um tipo específico de gás. Isso exige que elas saibam fazer a conversão de um para o outro.

Confira mais sobre o assunto no artigo abaixo!

Como converter um fogão de gás de rua para botijão de gás?

O chamado “gás de rua” nada mais é do que o gás natural. A principal diferença entre o natural e o do botijão (GLP) é a pressão. Como eles têm níveis diferentes, o fogão precisa se adaptar a essa característica. É aí que surge a necessidade de aprender a convertê-lo.

Para fazer essa troca, é preciso comprar uma peça chamada “bico injetor de gás”. Essa peça é usada em cada uma das bocas do eletrodoméstico, assim como no forno.

Existem bicos injetores desenvolvidos para o natural e para o de botijão. Para realizar a conversão de um tipo para outro é só realizar a substituição. Essa peça pode ser comprada em lojas de manutenção ou com o fabricante.

Para fazer a troca, você também precisará de uma chave específica para a troca da peça, além de uma chave Philips para fazer a substituição do bico do forno.

Após a troca, a pressão será ajustada e o consumo será mais eficiente.

Quanto custa para converter o fogão para gás?

O custo para realizar a conversão envolve a compra das peças e a mão de obra, caso você contrate alguém para realizar o serviço.

A visita de um profissional custa cerca de R$ 200. Os bicos injetores custam cerca de R$ 30 o kit, e podem ser cobrados pelo especialista separadamente.

Quer saber quanto tempo dura um botijão de gás? Aprenda a calcular conosco

Por que fazer a conversão de gás natural para GLP?

Você deve se perguntar o porquê e como mudar fogão de gás encanado para botijão, mas saiba que primeiro precisamos entender a necessidade.

O primeiro ponto é o consumo eficiente. Sem a conversão, as chamas ficam desreguladas, aumentando o consumo. Em seguida, destaca-se a dificuldade em cozinhar, uma vez que com chamas desreguladas, a comida tende a queimar.

Depois, existe o cuidado com o eletrodoméstico, que tende a estragar por consumir gás inadequadamente.

E, claro, não podemos nos esquecer da segurança. O consumo impróprio danifica as peças do aparelho e aumenta o risco de acidentes. 

Falando em segurança, você sabe onde colocar o botijão de gás na cozinha?

💡Aliás, você conhece todos os tipos de fogão que existem? Conheça os 4 principais!

O que precisa para converter fogão?

Para converter um fogão, é necessário um kit de chaves de fenda ou Philips, chave para a troca de bico e os bicos injetores.

Se você não se sentir seguro para fazer a troca, contrate alguém. Isso evita danos ao aparelho que podem exigir a compra de um eletrodoméstico novo.

Agora que você aprendeu como realizar a conversão, lembre-se que a Copagaz oferece soluções seguras e eficientes quando o assunto é gás residencial. Conte sempre com o nosso suporte!

Quer continuar aprendendo? Então, descubra como trocar o gás de cozinha corretamente.