Como limpar fogão com mesa de vidro? Passo a passo | Copagaz
Blog Copagaz
3 de novembro de 2021
Comentários (0)

Como limpar fogão com mesa de vidro? Dicas e passo a passo

Cozinha com fogão cooktop com mesa de vidro
2 minutos para ler

Índice:


Modernidade, durabilidade e praticidade. Diferentemente das conhecidas mesas de inox, hoje existem modelos de fogão que possuem mesa de vidro temperado e que podem ser encontrados no formato de cooktop, de mesa, de piso, embutidos, dentre outros. 

Além da elegância, a mesa de vidro resiste às altas temperaturas e ao peso das panelas e não exige muito trabalho na hora da limpeza. Confira alguns truques e dicas importantes para higienizar o fogão de vidro!

Como limpar vidro de fogão engordurado

Para evitar arranhões, manchas e trincados, alguns cuidados são necessários para limpar a mesa de vidro engordurada do fogão

Materiais necessários:

  • Pano úmido e limpo.
  • Bucha não abrasiva (a parte abrasiva – geralmente, de cor verde – pode arranhar o vidro do fogão).
  • Sabão ou detergente neutro.
  • Vinagre branco (opcional).
  • Pano seco e limpo.

Passo a passo:

  1. Espere pelo menos 15 minutos depois de cozinhar para fazer a limpeza (ou até o fogão esfriar). Verifique também se o aparelho está desligado e, de preferência, com a entrada de gás fechada. Passar água ou esponja com a superfície quente pode causar um choque térmico e danificar o produto.

2. Remova as grades, os queimadores e os botões do fogão. Para realizar a limpeza, lave em água corrente, com um pouco de sabão neutro e uma esponja macia. Se estiverem muito engordurados, deixe-os um pouco de molho em água morna, com detergente neutro.

3. Outra dica valiosa para desengordurar a mesa de vidro é usar vinagre banco. Espalhe o produto com gotas de detergente por toda a superfície e deixe agir por alguns minutos. 

4. Em seguida, remova o líquido com um pano úmido e seque imediatamente com papel-toalha ou um pano seco. A secagem rápida, retirando o excesso de detergente, evita que manchas se formem em torno das bocas do fogão.

Outras dicas importantes

Evite esponja de aço

Mesmo que esteja engordurado, o fogão com mesa de vidro não pode ser higienizado com uma esponja de aço. Isso porque, assim como a bucha abrasiva, a esponja (ou lã) de aço pode arranhar a superfície.

Não esfregue o fogão com mesa de vidro

No impulso de retirar gordura ou restos de fritura, é natural querer esfregar a mesa de vidro. No entanto, mesmo que o movimento seja feito com esponja macia, ele não é indicado, já que pode manchar a superfície ou até mesmo espalhar mais a sujeira.

Limpe o fogão logo após o uso

O ideal é higienizar o aparelho depois de utilizá-lo e não deixar a sujeira acumular, pois, se isso acontecer, a remoção fica mais difícil e há maior chance de danificar a mesa de vidro na hora da limpeza.

Você sabia?

Manter o fogão limpo pode economizar gás de cozinha. A limpeza com frequência evita que os queimadores fiquem entupidos de sujeira e assim diminuindo a eficiência do aparelho, fazendo com que o fogão gaste mais gás para dar conta. 

Por esse e outros motivos, é importante desentupir o fogão e controlar o seu consumo de gás, para não ter aquela surpresa quando chegar a conta de gás. Veja mais posts relacionados e peça já o seu gás: