Fontes de energia não renováveis: quais são? | Copagaz
Blog Copagaz
4 de agosto de 2023
Categoria:
Comentários (0)

Fontes de energia não renováveis: quais são?

Plataforma de petróleo
3 minutos para ler

Índice:


Para gerar eletricidade para as indústrias, fazendas e muito mais, é necessário utilizar fontes de energia não renováveis ou renováveis. São esses elementos que proporcionam, praticamente, que o mundo funcione e se movimente. 

Neste conteúdo, falaremos sobre as fontes não renováveis, suas principais características e como elas impactam no mundo. Basicamente, você pode utilizá-las nesse momento indiretamente, não é mesmo? Confira o artigo!

O que são fontes de energia não renováveis?

Para acontecer a geração de energia, é preciso extrair recursos, sejam eles infinitos ou finitos. No caso das fontes não renováveis, elas têm um limite, ou seja, um dia poderão acabar. Em geral, podem ser retiradas de fósseis e costumam gerar mais energia que as fontes renováveis.

Isso quer dizer que as reservas naturais de que são extraídas tem um esgotamento que pode variar com o tempo, podendo levar muitos anos para se reconstruírem. Sendo assim, muitas gerações de humanos no planeta podem não vê-las porque ainda estão se formando ou se reconstituindo. 

O que são as fontes renováveis?

Em contraponto à energia não renovável, existem as que podem se renovar e que são extraídas de recursos infinitos

Alguns exemplos são: a luz do Sol, a água e o vento, que podem gerar energia solar, hidrelétrica e eólica, respectivamente. 

Tipos de fontes de energia não renováveis

Agora que explicamos sobre as fontes de energia, apresentaremos os principais exemplos desses recursos que não são renováveis e que podem acabar em algum momento. Confira e entenda!

Gás natural

A formação do gás natural é bastante elaborada. Ela acontece devido à decomposição de matérias orgânicas. Isso quer dizer que para que ele se forme é necessário que algas, animais e outros seres precisem se decompor nas superfícies. 

Em geral, costuma ser usado por indústrias e também pode ser um combustível para a geração de calor. Se você estava em dúvida entre o gás natural ou GLP entenda que a segunda opção é mais comumente usada em fogões domésticos. Os dois não são renováveis. 

Energia nuclear

Nas fontes nucleares existem muitos processos químicos radioativos que acabam por gerar energia. Esse tipo é mais difícil de ser utilizado, sendo reservado para indústrias militares e usinas termonucleares. 

Petróleo

Essa é uma das fontes de energia não renováveis mais populares. Mas para contextualizar sobre o que é petróleo, ele é retirado de fósseis finitos, os materiais orgânicos, elevados a altas pressões. Essa substância é utilizada em máquinas, combustível para indústria e está no dia a dia, na gasolina e óleo diesel. 

Carvão mineral

Diferente do petróleo, por exemplo, o carvão mineral é uma rocha que se forma também da decomposição de matéria orgânica. Porém, em sua composição estão itens de origem vegetal, como galhos e folhas. Seu uso é mais comum para abastecer usinas termelétricas para aquecer a água. 

GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o famoso gás de cozinha, apesar de ser uma fonte de energia não renovável, é mais limpo que as outras apresentadas, que emitem muito gás carbônico para a atmosfera. Quando o GLP é liberado sem queima, não causa problema ecológico por não ser considerado gerador de efeito estufa.

Como as fontes de energia não renováveis impactam no ambiente?

Esse tipo de fonte de energia acaba causando alguns impactos ambientais, principalmente ligados às suas formas de extração e aos gases provocados quando são queimadas. Um dos riscos decorrentes desse tipo de recurso é o aumento da temperatura global e o desequilíbrio dos ecossistemas. 

Este é um assunto que merece atenção e interesse de todas as pessoas. É válido entender como funcionam as fontes de energia renováveis e as não renováveis para saber onde estão no dia a dia. Por exemplo, o chuveiro a gás é movido por meio do GLP, um recurso que não se renova. Mas não se preocupe, a Copagaz tem todos os conteúdos para manter você por dentro do assunto e sanar suas dúvidas!