O que é Petróleo? Para que serve e suas aplicações | Copagaz
Blog Copagaz
3 de agosto de 2022
Categoria:
Comentários (0)

O que é Petróleo? Para que serve e quais suas aplicações

Duas plataformas de petróleo na Baía de Guanabara
2 minutos para ler

Índice:

Poucos produtos têm a capacidade de impactar tanto o nosso dia a dia como o petróleo. Se ele sobe, a maioria dos preços também aumenta. Se um país tem muito petróleo, isso lhe dá importância no cenário mundial. Contudo, nem sempre nós fazemos uma pergunta básica sobre o tema: o que é petróleo e por que ele é tão importante?

O petróleo é um material formado por moléculas de carbono e hidrogênio. Ele surge após milhares de anos de decomposição de matéria orgânica, como plantas e animais. É por isso que muita gente diz que “o petróleo vem dos dinossauros mortos”, embora isso não seja totalmente verdade, pois esse material é formado principalmente por plânctons.

Por que o petróleo é tão importante?

Com o petróleo, é possível produzir uma variedade incrível de produtos. Entre eles, combustíveis, como a gasolina, o diesel, o GLP, usado como gás industrial e gás de cozinha, entre outros. Além disso, muitos plásticos também são feitos a partir de derivados do petróleo.

Ainda que existam alternativas para muitos desses produtos, a humanidade ainda depende muito do petróleo, por isso, essa substância é tão necessária.

O petróleo é renovável?

Quando falamos em bens renováveis, estamos falando de algo que, mesmo após consumido, pode ser restaurado. Por exemplo: empresas de papel plantam árvores, como pinus, para obter a celulose. Essas florestas privadas podem ser replantadas, logo são renováveis.

No caso do petróleo, isso não ocorre. Quando um poço de petróleo se esgota, não há como renovar o seu estoque. Essa é mais uma razão que torna esse produto tão valioso.

Quais são os problemas do petróleo?

Alguns derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, geram poluentes quando queimados. Isso tem um impacto na chamada “camada de ozônio”, o que pode aumentar a temperatura do planeta.

Contudo, se você estiver preocupado que o uso do seu botijão de gás polua o planeta, saiba que não há motivos para isso. A queima do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é muito limpa e praticamente não polui.

É por isso que seu uso é incentivado em detrimento de outras opções muito mais poluentes, como a queima de lenha.

Muita gente não sabe o que é GLP, achando que se trata de um tipo diferente de gás, mas você tem um botijão desse produto, derivado do petróleo, na sua cozinha.

Um outro problema do petróleo é que a sua extração exige muita tecnologia, porque ele fica a quilômetros de profundidade. Em alguns casos, ocorrem acidentes que derramam o petróleo extraído nos mares e no solo, o que gera um grave dano ambiental.

Muitos países estão se esforçando para reduzir o consumo de combustíveis poluentes derivados do petróleo, como a gasolina. Nesse sentido, o Brasil se destaca positivamente, porque o etanol é considerado uma opção ecológica.

No entanto, para cozinhar, o GLP ainda é a alternativa mais eficiente e ecológica que temos no mercado.

Petróleo: essencial para nossa rotina!

Agora que você sabe de onde vem o petróleo e como ele gera produtos tão necessários, como o GLP, ficou mais fácil entender por que esse produto é tão necessário, não é mesmo? Sabe o que também é necessário? Ter o contato da Copagaz na sua agenda! Entre em contato com nossa equipe especializada pelo nosso número: 0800 707 2672