De Onde Vem o Petróleo? O que é e suas aplicações | Copagaz
Blog Copagaz
15 de dezembro de 2021
Categoria:
Comentários (0)

De onde vem o petróleo? Descubra também o que é e suas principais aplicações

Navio em alto mar próximo a uma plataforma de petróleo.

Índice:


Além de ser usado como combustível, o petróleo é importante para a indústria geral. As indústrias farmacêutica, química e de materiais, em particular, dependem fortemente do petróleo como a principal fonte de uma ampla gama de compostos orgânicos. Portanto, mesmo se separarmos o setor de energia do petróleo, temos certeza de que o veremos por muito tempo. Você já se perguntou de onde vem o petróleo?

O que é o petróleo e como ele se forma?

Petróleo é uma mistura fluida de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, elementos químicos inorgânicos e impurezas físicas. Embora imagens mostrem que todo petróleo bruto é preto, não é incomum ver o óleo marrom-escuro ou com tons de amarelo, vermelho e até mesmo verde com base em sua composição química.

A composição do petróleo, na verdade, varia tão amplamente que um dos padrões de classificação de petróleo bruto mais usados é por área de produção. Dois outros sistemas de classificação importantes dependem da densidade (leve ou pesada) ou do teor de enxofre (doce ou ácido).

De onde vem o petróleo?

O petróleo é um dos hidrocarbonetos mais importantes da atualidade e, literalmente, mantém nossas indústrias funcionando tanto como fonte de energia quanto como matéria-prima crítica. Forma-se profundamente no subsolo e raramente aparece na superfície sem a nossa ajuda. 

Funciona assim: uma grande quantidade de matéria orgânica acaba em uma área confinada, essa matéria fica soterrada sob os sedimentos e “afunda” na crosta. Submetida a pressões extremas e altas temperaturas, essa matéria se transforma em querogênio – uma substância parecida com cera. Se a quantidade certa de pressão e calor for mantida no querogênio, ele será posteriormente transformado em hidrocarbonetos fluidos. Esses novos hidrocarbonetos, por serem fluidos e menos densos, são bombeados pelo peso das rochas que os pressionam – até atingirem uma rocha pela qual não podem passar e, assim, formam um depósito.

Para onde vai o petróleo?

O petróleo é utilizado para fazer diversos combustíveis, como a gasolina e o GLP. Cada um destes produtos tem suas vantagens e desvantagens, bem como seu impacto para com o meio ambiente. 

Por isso, antes de escolher seu gás de cozinha ou gás para comércio, avalie bem as opções! 

No caso do GLP, por exemplo, sabemos que ele prejudica menos o meio ambiente do que as demais opções. Isso acontece pois a energia obtida como resultado do uso do GLP é mais limpa.

Outro ponto importante de destacar é que o gás GLP é a substituição ideal para a queima de lenha, que emite gases poluentes muito prejudiciais.

Além disso, o GLP tem muitos outros pontos positivos, como sua versatilidade, seu alto poder calorífico, e variedade no tamanho dos botijões e cilindros de GLP.

GLP é Copagaz

Na Copagaz, você entende o que é GLP (gás liquefeito de petróleo) e como ele pode te ajudar a obter os melhores resultados da maneira mais econômica. Além disso, você conta com o apoio de uma das marcas mais consolidadas no mercado brasileiro, com garantia de controle e segurança para gerir o consumo de gás no seu negócio.