Como fazer churrasco em apartamento: 3 dicas | Copagaz
Blog Copagaz
14 de setembro de 2022
Comentários (0)

Como fazer churrasco em apartamento: 3 dicas

Menina com bebida na mão fazendo churrasco na varanda
3 minutos para ler

Índice:

O brasileiro é apaixonado por um churrasquinho, não é verdade? Contudo, quem mora em apartamento pode ter dificuldades para assar carnes, já que esse prato tradicionalmente produz fumaça. Mas será que precisa ser sempre assim? Como fazer churrasco em apartamento sem fumaça?

A boa notícia é que é possível reduzir drasticamente a fumaça e, em alguns casos, eliminá-la por completo, substituindo, por exemplo, o carvão pelo gás de cozinha (ou gás de apartamento) e é isso que vamos ensinar neste artigo.

1. Escolha a peça certa

Como fazer churrasco em apartamento exige que se produza o mínimo de fumaça possível, a primeira dica é evitar pedaços muito grossos de carne. Além de demorarem mais para assar, eles costumam perder muita água e gordura durante o preparo.

Esses líquidos produzem fumaça em contato com brasa, carvão ou chama. Na hora de escolher as peças, opte por aquelas mais magras, assim, menos gordura pingará na sua churrasqueira.

2. Escolha a churrasqueira ideal

Se você não tem churrasqueira em seu apartamento, não tem problema. Existem opções de churrasqueiras elétricas, a gás e portáteis a carvão que podem ser facilmente instaladas no imóvel.

Churrasqueira elétrica

A churrasqueira elétrica tem como principal vantagem a praticidade. É só ligá-la na tomada e pronto. Nesse caso, coloque-a próxima à coifa para reduzir ainda mais o cheiro de fumaça no imóvel.

No entanto, ela tem uma grande desvantagem: o alto consumo de eletricidade. Esses aparelhos usam grandes resistências, semelhantes às de um chuveiro elétrico, para transformar a eletricidade em calor, o que prejudica a vida de quem busca formas de como economizar energia elétrica.

Churrasqueira a carvão portátil

A churrasqueira a carvão portátil é mais econômica e pode ser instalada em sacadas. Nesse caso, seu único problema é a sujeira que ela pode fazer. Além da fumaça, ela gera cinzas. Então, esse modelo exige um planejamento para uma chaminé que elimine a fumaça adequadamente.

Há também a churrasqueira ecológica para apartamento. Ela faz um uso mais inteligente do carvão, consumindo menos combustível e gerando menos poluição e fumaça.

Seus pontos fracos são o tamanho, que pode ser muito grande para alguns imóveis, e a sua durabilidade, que pode ser inferior às outras churrasqueiras citadas.

Churrasqueira a gás

Por fim, temos a churrasqueira a gás para apartamento. É a opção mais ecológica de churrasqueira. Muito mais econômica que a elétrica, ela não gera fumaça, como as movidas a carvão. Além disso, ela pode ser instalada junto ao sistema de gás em condomínio fechado.

No entanto, é necessário checar se o seu condomínio tem alguma legislação interna sobre o uso desse tipo de equipamento, ok?

3. Atente-se à ventilação

Caso você opte por uma churrasqueira a carvão, ela precisa estar em um espaço aberto, como uma varanda. Isso já ajuda a dissipar a fumaça. Contudo, ela ainda precisa estar ligada a uma chaminé. Isso é obrigatório.

Dependendo das condições climáticas do dia, a fumaça pode não subir e entrar no seu apartamento e nos de seus vizinhos. Se isso se tornar recorrente, pode ser preciso usar um exaustor.

Seguindo essas dicas, você já sabe quase tudo sobre como fazer churrasco em um apartamento. O restante dessa tarefa dependerá do seu talento como churrasqueiro, ok?

Caso você opte pela churrasqueira a gás, conte com a Copagaz para ajudar na missão de assar suas carnes e vegetais, usando um botijão de gás de ótima qualidade. 

Navegue em nosso site para encontrar mais sobre revenda de gás na sua região ou até mesmo para conhecer nossas filiais.