Tipos de Arroz: Conheça 7 tipos e suas diferenças | Copagaz
Blog Copagaz
12 de abril de 2023
Comentários (0)

Tipos de Arroz: conheça 7 tipos e como usar

Variedade de tipos de arroz em diferentes tigelas
4 minutos para ler

O Brasil é o maior produtor de arroz fora da Ásia. Isso porque os brasileiros são grandes consumidores desse grão. O que muita gente não sabe é que existem muitos tipos de arroz no mercado, cada um deles é recomendado para um tipo de receita.

Sendo assim, decidimos explicar quais as diferenças entre esses alimentos e como usar cada um dos tipos que existem nas prateleiras dos supermercados.

Índice:


Quais são os tipos de arroz?

Conheceremos agora quais os tipos de arroz que podem ser usados para variar a sua dieta e receitas!

Arroz integral

Tigela de arroz integral

O arroz integral é um dos tipos mais populares. Ele conta com o farelo integral em sua composição, e por isso é mais escuro. Além disso, ele tem mais valor nutricional do que o branco.

Contudo, sua textura e seu sabor nem sempre agradam a todos, mas seu tempo de cozimento é semelhante ao da opção tradicional, e pode ser usado em receitas salgadas.

Arroz parboilizado

Semente de arroz chinês parboilizado

Esse arroz passa por dois processos de pré-cozimento. O objetivo desses processos é fixar os nutrientes dentro do grão. Por isso, ele tem um valor nutricional importante, maior do que o do branco.

Arroz branco

Arroz branco cozido

O arroz branco passa por um processo que retira dele, o seu farelo. Isso faz com que ele seja mais saboroso e macio. Contudo, ele também perde nutrientes.

Além disso, ele é muito popular no Brasil, sendo tão usado em receitas salgadas como também em sobremesas, como o arroz-doce, além de ser conhecido como arroz agulhinha.

Arroz arbóreo

Saco com arroz arbóreo

Você já se perguntou qual tipo de arroz para risoto? Bem, a resposta é o do modelo arbóreo.

Ele é originário da Itália. E seus grãos são maiores, fazendo com que ele se mantenha firme após cozido. Dessa forma, ele torna a receita mais cremosa.

💡 Gosta de cozinhar? Leia nosso artigo sobre o ponto do ovo cozido.

Arroz vermelho

Arroz vermelho em uma colher de madeira

É um arroz originário da China. Trata-se de um dos tipos de arroz integral que existem. Ele é rico em nutrientes e confere uma cor avermelhada às receitas, o que pode ser interessante para variar visualmente os pratos salgados.

Arroz Basmati

Arroz Basmati

O arroz basmati é originário da Índia. Ele é branco e possui grãos mais longos e finos. Possui o sabor levemente doce e um aroma agradável. É usado em muitos preparos doces e salgados da culinária indiana.

💡 Não deixe de ler nosso artigo sobre tipos de fogão para equipar a sua cozinha!

Arroz jasmim

As sementes de arroz de jasmim nas mãos da mulher

Outro arroz de origem asiática, é o Jasmim, muito usado na culinária tailandesa. Trata-se de um tipo com um aroma muito gostoso, por isso ele é usado em pratos mais aromáticos. Uma das receitas mais comuns é cozinhá-lo com leite de coco.

O que é arroz tipo 1 e arroz tipo 2?

Um pacote de arroz tipo 1 tem grãos inteiros e de maior qualidade, pois houve seleção de grãos. Já um pacote de arroz tipo 2 tem qualidade inferior, se comparado ao 1, e com maior quantidade de grãos quebrados.

O Ministério da Agricultura classifica 7 tipos de arroz. Sendo assim, há o tipo 3,  4, e assim por diante. A questão é quanto maior a numeração, mais grãos quebrados terá o pacote. Todos os tipos do produto que vemos no supermercado passam por essa classificação.

Agora se a sua dúvida é qual o tipo de arroz mais saudável? Essa classificação não trata especificamente de valor nutricional, mas da porcentagem de grãos defeituosos no pacote. Nem sempre o grão quebrado representa perda de valor dos nutrientes.

Vender arroz mais defeituoso é uma forma de reaproveitamento de alimentos que seriam descartados. Não há nenhum problema, desde que o consumidor esteja ciente.

Agora que você conhece os tipos de arroz que existem, não deixe de ler nossos artigos sobre Botijão de gás e sobre gás de cozinha. São temas importantes sobre economia e segurança!