Lareira a Gás ou a Lenha? Qual modelo é melhor? | Copagaz
Blog Copagaz
20 de julho de 2022
Categoria:
Comentários (0)

Lareira a Gás ou a Lenha? Qual é o melhor modelo de lareira?

Mulher sentada em frente à lareira e segurando a xícara de chá na mão nas pernas
3 minutos para ler

Índice:


Ao escolher uma lareira para sua casa, você deve focar em determinados componentes, como tamanho, estilo, design e recursos. Lenha e gás são os combustíveis mais populares para lareiras. Então, como escolher entre uma lareira a gás ou a lenha? Para os proprietários, uma lareira a gás é a opção ideal, pois o aquecimento a gás é mais ecológico quando comparado à queima da lenha.

Veja cinco razões para escolher uma lareira a gás e não uma a lenha:

1 – Lareiras a gás emitem menos poluentes do que lareiras a lenha

As lareiras a gás produzem até 99% menos emissões nocivas do que as de alimentação a lenha. A qualidade do ar interior também é maior em sistemas de aquecimento de lareiras a gás, pois as novas lareiras são desenvolvidas para ventilar a maior parte dos poluentes para o exterior e não para o espaço interior. Na lareira a lenha, a queima de lenha pode liberar fumaça e fuligem significativas no ambiente que está aquecendo, o que resulta em mais bagunça e comprometimento da qualidade do ar.

Se você também já ficou na dúvida de escolher entre fogão a lenha ou a gás, ou até mesmo churrasqueira a gás ou carvão. Tenha em mente que as opções a gás são sempre mais ecológicas.

2 – Eficiência e custo 

Os novos sistemas de aquecimento de lareiras a gás com ventilação direta, onde o ar para combustão é retirado do exterior e os resíduos da combustão são levados para o exterior, são fechados e isolados, portanto, eles perdem consideravelmente menos calor em comparação com as lareiras antigas. E também, a maior eficiência das novas lareiras de ventilação direta proporciona mais calor em comparação com modelos antigos e ineficientes. Em resultados gerais, comparando com o uso da lareira a gás, aquecer com lenha pode custar mais do que o dobro por ano.

Quando comparado às lareiras elétricas, as opções a gás também saem na frente na questão economia, pois o GLP tem uma eficiência energética melhor do que a eletricidade. Se você calcular o gasto de gás e o consumo de energia, verá que os aparelhos que utilizam o GLP como fonte de energia compensam muito mais para o seu bolso.

3 – Facilidade do processo de instalação

A instalação da lareira a gás é um processo não invasivo e não necessita de chaminé. Na maioria dos casos, os instaladores de gás profissionais podem concluir uma instalação em algumas horas. Já construir ou instalar uma lareira de madeira e um sistema de aquecimento de chaminé pode ser complicado, caro e demorado.

4 – Lareiras a gás aquecem mais rápido

Lareiras a lenha levam tempo para aquecer, enquanto uma lareira a gás aquece com o pressionar de um botão. Então, para o aquecimento imediato durante aquelas manhãs geladas de inverno, uma lareira a gás é a melhor opção.

5 – Opções lindas e diversificadas

O fogo da lenha é lindo, mas você está limitado em questão de opções. Os avanços no design, na fabricação e na chama da lareira a gás tornaram possível para qualquer um escolher a beleza única da lareira que têm em mente. Você pode escolher entre elementos de design, como: belos troncos de madeira flutuante, pedras ou cristais cintilantes, revestimentos esmaltados, canelados ou de tijolos. 

Lareira a gás: economia e eficiência 

Entre a lareira a gás ou à lenha, a lareira a gás se destaca especialmente por ser mais segura e econômica, além de amigável para ambientes menores e por demandar menos limpeza. Conte com a Copagaz para adquirir seus suprimentos de gás de cozinha e usufruir da melhor opção de lareiras em seu lar!