Como Economizar na Feira? Aprenda 4 dicas práticas | Copagaz
Blog Copagaz
19 de abril de 2023
Comentários (0)

Como economizar na feira? Aprenda 4 dicas!

Mulher pagando compras na feira
3 minutos para ler

Comer frutas, verduras e legumes é muito importante para a saúde do corpo. Contudo, cortar gastos é necessário para a saúde do bolso. Por isso, aprender dicas de como economizar na feira é muito importante.

É comum que as pessoas subestimem o impacto que a feira livre pode ter no orçamento doméstico, mas isso é um erro. Buscar maneiras mais eficientes de comprar é sempre uma boa ideia!

Por isso, decidimos dar algumas dicas neste artigo para você entender como economizar na feira. Acompanhe!

Índice:

Quanto se gasta na feira normalmente?

É difícil cravar o quanto as pessoas gastam em feiras, pois esses custos estão relacionados ao tamanho das famílias e seus hábitos de consumo.

Segundo um levantamento feito pela Proteste, maior associação de consumidores da América Latina, comprar frutas e verduras em feiras livres é mais barato do que no supermercado. No Rio de Janeiro, essa economia chega a 22%, enquanto na capital paulista é de 30%.

Como economizar dinheiro é algo sempre bem-vindo, vale a pena trocar o supermercado pela feira livre sempre que possível.

4 dicas para economizar na feira

Já que descobrimos que a feira livre é uma opção mais barata para comprar alimentos, precisamos entender como tornar esse momento ainda mais barato. Por isso, vamos listar algumas dicas valiosas!

1. Faça uma lista de compras

Mulher com lista de compras

Não importa se é uma lista de feira mensal individual, uma lista para feira mensal para duas pessoas ou uma família.

A lista de compras para a feira livre deve considerar aquilo que será reposto na sua casa e aquilo que os moradores gostam de comer.

Se você sabe que o consumo de folhas não é muito aceito pela sua família, por que voltar para a casa com muitas cabeças de alface? Ainda que elas estejam em promoção, comprar para jogar fora é desperdício e prejuízo.

2. Faça compras semanais e armazene bem os produtos

Muita gente vai ao supermercado fazer as compras do mês. Contudo, como economizar na feira mensal? A resposta mais simples é fazer as compras semanalmente.

Os alimentos frescos estragam mais rapidamente. Por isso, eles devem ser comprados próximos à data de consumo. Sendo assim, é melhor comprá-los semanalmente.

Além disso, é importante armazenar os alimentos corretamente. Frutas podem atrair insetos, raízes tendem a ressecar, folhas murcham… Não basta colocar os produtos na geladeira.

Após lavá-los, você deve guardá-los conforme a necessidade de cada um. Folhas devem ser secas. Raízes, como a cenoura, podem ser guardadas com um papel toalha úmido sobre elas. Já as frutas devem ser consumidas conforme amadurecem.

3. Não subestime alimentos “feios”

Mulher escolhendo produtos na feira

Produtos com uma aparência menos atraente ainda podem ser consumidos, e o melhor: podem custar menos.

Tomates mais maduros podem virar molhos e as frutas viram geleias. Economizar na feira pede criatividade, por isso, adapte suas compras às receitas.

Aliás, alimentos mais maduros podem até ajudar a economizar gás de cozinha, pois demoram menos tempo para serem preparados.

4. Prefira produtos da estação

A oferta de produtos da estação sempre será maior, ainda que o clima não tenha ajudado. Por isso, adapte suas receitas à estação do ano, pois tentar chupar jabuticaba em agosto ou comer mexerica no verão pode custar muito caro.

💡 Agora que você já sabe como economizar na feira, que tal conferir outras dicas para gastar menos? Saiba como calcular o consumo de energia e diminua as suas despesas!