Cozinhar a vapor: dicas e benefícios | Copagaz
Blog Copagaz
26 de julho de 2023
Comentários (0)

Cozinhar a vapor pode beneficiar sua saúde e economizar gás

Brócolis fresco cozido no vapo
3 minutos para ler

Índice:


Cozinhar a vapor é uma forma de preparar os alimentos que ajuda a preservar o melhor dos nutrientes. Essa é uma boa técnica para quem precisa controlar a dieta ou possui algum problema de saúde como colesterol alto.  

Também é uma ótima alternativa para quem quer ter novos hábitos e uma alimentação mais saudável.

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais e benefícios para quem quer começar a testar esse método de cocção. Confira!

4 benefícios do cozimento a vapor

Cozinhar alimentos no vapor traz vários benefícios como o consumo de legumes e verduras na sua rotina de alimentação, uso de pouca gordura, entre outros. Confira 4 benefícios que vão te ajudar a manter os nutrientes dos alimentos com esse método de cozimento!

1. Economia de gás

O cozimento a vapor é uma opção econômica, pois requer menos tempo de aquecimento em comparação a outros métodos de preparo. 

Isso resulta em uma redução significativa de consumo no geral e ajuda a economizar no gás de cozinha, trazendo maior durabilidade do botijão a longo prazo. 

2. Economia de tempo

Panela no fogo derretendo manteiga
Pessoa está usando o vapor para derreter a manteiga, economizando tempo e gás.

O cozimento a vapor é rápido e eficiente, permitindo que você prepare várias porções de alimentos de uma só vez, economizando tempo na cozinha.

3. Reduz o desperdício de água e nutrientes

Diferente de outros métodos de cozimento, o vapor não retira o gosto dos alimentos. Isso permite que os sabores naturais dos ingredientes se destaquem, resultando em refeições mais saborosas.

Cozinhar a partir desse método também possibilita reaproveitar os alimentos, como alguns tipos de arroz que ficam muito melhores quando cozidos dessa maneira.

4. É uma técnica saudável

O cozimento a vapor não requer o uso de óleo ou gordura adicional, tornando-se uma opção saudável para quem visa reduzir o consumo de gorduras saturadas.

5 dicas para cozinhar a vapor

O principal segredo para cozinhar a vapor é não deixar os alimentos entrarem em contato com a água, pois ela retira diversos nutrientes e o sabor. 

Por isso, a nossa primeira dica é usar apenas 5 cm de água para que ela possa evaporar, chegar até o alimento e realizar o cozimento.

Para você extrair o melhor dos alimentos por meio desse tipo de cocção, confira nossas dicas!

1. Mantenha a tampa fechada

Ao abrir a tampa, o vapor escapa e pode interromper o processo de cozimento. Mantenha a tampa fechada durante a maior parte do tempo para garantir que os alimentos cozinhem adequadamente. Isso também ajuda a reduzir o gasto do gás.

2. Evite o excesso de água

Coloque água na panela, mas certifique-se de que o nível fique abaixo do fundo do cesto de cozimento a vapor. Isso evita que ocorra um contato direto com os alimentos.

3. Veja os alimentos ideais para o cozimento a vapor

Vegetais como brócolis, couve-flor, cenoura e espinafre são ótimas opções para cozinhar a vapor. Peixes, frutos-do-mar, frango e até mesmo os ovos também podem ser cozidos da mesma forma.

4. Controle o tempo e a temperatura

O tempo de cozimento varia conforme o tipo de alimento e o tamanho dos pedaços. Geralmente, vegetais precisam de 5 a 10 minutos, enquanto peixes e carnes podem levar de 10 a 20 minutos. Ajuste o tempo de acordo com suas preferências de textura e cozimento desejado.

5. Adicione temperos e faça marinadas com os alimentos

Adicione temperos e especiarias aos alimentos antes de colocá-los no cesto de vapor para garantir um sabor delicioso. Use sal, pimenta, ervas frescas ou secas, alho, gengibre, entre outros.

Curtiu nossas dicas sobre cozinhar a vapor? Com elas, você preserva o sabor dos alimentos e ainda pode economizar no seu gás de cozinha. Para mais dicas como essas, continue lendo o blog da Copagaz!