Como cozinhar brócolis: veja o tempo certo | Copagaz
Blog Copagaz
8 de novembro de 2023
Comentários (0)

Como cozinhar brócolis: saiba o tempo de cozimento ideal!

Mulher segurando brócolis cozido
3 minutos para ler

Índice:


Chegou a hora de aprender como cozinhar brócolis do jeito certo, aproveitando todo o sabor do vegetal e deixando-o com uma cor verde bastante viva. Esse é um alimento rico em nutrientes e vitaminas do tipo A, C, E e K, fazendo bem para as funções cognitivas do cérebro.

Além disso, ele é bastante versátil, combinando com diversos pratos e acompanhamentos diferentes. Pensando nisso, preparamos um artigo que te conta tudo sobre como cozinhar brócolis para ficar verdinho e muito saboroso. Veja!

Como cozinhar brócolis? 

Para cozinhar o brócolis, você não vai precisar de muitos ingredientes, basta ter o próprio vegetal em florete, água e sal. Com esses itens, você conseguirá preparar o vegetal para a sua marmita da semana, assim como outras refeições do almoço de domingo!

Agora, anote o passo a passo para preparar o alimento!

  1. Escolha um dos seus tipos de panela para levar o brócolis ao fogo;
  2. Coloque a água no fogo e, quando ela começar a ferver, adicione o vegetal e o sal a gosto;
  3. Deixe o brócolis cozinhando pelo tempo necessário. Em geral, costumam ser cinco minutos, mas você pode verificar a textura do alimento durante o processo. Não é preciso tampar a panela;
  4. Depois de cozido, deixe o brócolis escorrendo. O truque para deixá-lo verde é comê-lo imediatamente ou mantê-lo em uma bacia com água e gelo. Assim, o cozimento será interrompido. 

Tempo certo de cozimento do brócolis 

O tempo de cozimento mencionado no item anterior pode variar conforme o método escolhido para cozinhar o brócolis. A forma citada anteriormente explicava como cozinhá-lo na água, que é o mais tradicional. 

No entanto, existem outras maneiras de preparo. Veja! 

No vapor 

Está em dúvida sobre como cozinhar o brócolis no vapor? Bom, já adiantamos que essa é uma das formas de preparo mais comuns e aproveita todos os nutrientes do vegetal.

Diferente do cozimento na água, você pode colocá-lo em um recipiente com furos dentro de uma panela com água fervente e tampá-lo. O cozimento deve acontecer entre 5 e 7 minutos e cozinhar a vapor é um processo considerado bastante rápido.

No micro-ondas 

Essa também é uma forma prática de preparar esse vegetal, além de ser um fator importante que te faz economizar no gás de cozinha. Para realizá-lo, utilize uma vasilha com água para colocar o brócolis e leve ao micro-ondas por cerca de dois a três minutos. 

Panela de pressão 

Não é difícil usar a panela de pressão para fazer o brócolis. Basicamente, é necessário encher o recipiente com água, adicionar sal e o vegetal e aguardar 10 minutos depois que pegar pressão. O brócolis ficará com uma textura macia e pronto para ser servido.  

Quais são os benefícios do brócolis?

O brócolis é um alimento que fornece diversos benefícios para todo o corpo. Isso acontece, porque ele é rico em vitamina C, em fibras e outros nutrientes importantes para manter a saúde, mas vejamos quais outras vantagens ele fornece!

Cuida dos olhos

Por causa da sua composição, o brócolis é um importante aliado na saúde dos olhos. Ele previne contra a degradação, formação de catarata e embaçamento da vista. 

Aumento da imunidade

Como falamos, o brócolis tem bastante vitamina C em sua composição, favorecendo o fortalecimento da imunidade. Seu sistema imunológico fica mais forte para evitar e combater infecções. 

Bom para digestão

Para ter uma digestão facilitada, inclua o brócolis em sua rotina alimentar. Ele ajuda as bactérias boas do intestino a trabalharem melhor, diminuindo a atuação daquelas que não são tão boas. 

Além desses benefícios, ele também é importante para o sistema cardiovascular, a redução do colesterol, a melhora da prisão de ventre, a proteção das articulações e a prevenção de câncer. 

Receitas com brócolis 

O brócolis é um vegetal que combina com diversos pratos. Ele tem um preparo bem prático e pode ser adicionado a receitas cozidas, assadas, a vapor, saladas e muito mais. Separamos algumas delas para você preparar. Confira!

  • Lasanha com brócolis;
  • Arroz com brócolis;
  • Batata gratinada com brócolis;
  • Escondidinho de brócolis;
  • Bolinho de brócolis.

Agora que você já sabe como cozinhar o brócolis, separe o seu gás de cozinha e coloque a mão na massa. Existem diferentes formas de preparar esse vegetal e, com certeza, uma delas vai atender a  sua receita ou rotina. Aproveite mais dicas sobre métodos de cozimento no blog da Copagaz, assim como outros conteúdos sobre o botijão de gás!