Tipos de Forno: Os melhores para casa e comércio | Copagaz
Blog Copagaz
21 de julho de 2021
Comentários (0)

Tipos de forno para comércios e residências

Mulher escolhendo o tipo de forno a comprar
3 minutos para ler

Índice:


Existem diversos tipos de forno à venda. Cada um tem características diversas para atender às múltiplas demandas que cada comércio ou residência pode ter. 

Para negócios, é fundamental ter um cuidado extra no momento da escolha, já que um forno sem a capacidade necessária pode prejudicar a velocidade da entrega dos pedidos dos seus clientes. Já pensando em residências a maior preocupação é em relação ao tamanho do forno, visto que o espaço disponível para eles precisa ser medido antes de comprar qualquer modelo. 

Em qualquer contexto, o consumo energético do modelo escolhido é muito importante, pois modelos elétricos são pouco eficientes e costumam gerar mais gastos mensais do que fornos a gás GLP.

Para te ajudar na sua escolha, separamos alguns dos principais tipos de forno e te mostramos abaixo as características mais fundamentais de cada um deles. Confira!

Forno a gás residencial

Os tipos de forno a gás residenciais são uma opção básica, com as funcionalidades essenciais para o uso doméstico. Existem diversas opções, sendo elas principalmente variadas em termos de acabamento e aproveitamento de espaço, os quais costumam ser as principais preocupações de quem está atrás do modelo certo para seu lar. 

Para residências, o modelo mais compacto, com um visual mais limpo e que faz um melhor uso do espaço disponível é, definitivamente, o de embutir. Esse modelo depende de uma estrutura pré-planejada e não deve ser adquirido caso a sua cozinha não tenha um móvel apropriado para que ele seja acoplado. 

Forno de embutir a gás

Forno elétrico

Por outro lado, os fornos convencionais podem ser simplesmente apoiados em prateleiras ou bancadas que sejam compatíveis com o peso e o calor gerados por esse modelo. Essa alternativa costuma ter uma aparência um pouco menos refinada e costuma gerar mais gastos financeiros, visto que geralmente usa energia elétrica. 

Forno para pizza

O forno a gás em pizzarias é o centro de tudo nesse tipo de restaurante. Por isso, ele precisa ser muito bem escolhido para garantir o preparo rápido e eficiente dos pedidos dos seus clientes.

Existem opções a gás e à lenha, sendo que as opções à lenha costumam ser mais robustas e ter menor capacidade. Já algumas alternativas a gás são capazes de assar duas ou mais pizzas ao mesmo tempo. Caso você tenha interesse em adquirir um modelo a gás para o seu negócio, saiba que a Copagaz auxilia pizzarias na migração para forno a gás, tornando o processo ainda mais fácil para você.

Existem ainda tipos de forno de pizza mais básicos, para serem utilizados em casa. Nesse sentido, existe o forno à lenha para pizza portátil, uma alternativa compacta que leva um pouco do gostinho das pizzarias para o lar de quem o adquire. 

Forno para padaria

Assim como nas pizzarias, nas padarias, o forno acaba sendo uma das principais estrelas da cozinha; afinal, é nele que pães e outras receitas são preparados. Para garantir melhor desempenho e custo-benefício a longo prazo, os tipos de forno de padaria costumam ser feitos para funcionar à base de gás para comércio

Os modelos de fornos a gás para padarias, diferentemente das opções convencionais, têm diversas esteiras, para garantir produtividade e melhor uso do espaço disponível verticalmente. 

Encontrou o forno que melhor atende às suas necessidades? Aproveite para checar nossos outros conteúdos. Além deste sobre tipos de forno, já falamos por aqui sobre o que é GLP, GLP para serviços, gás industrial, demos dicas de como desentupir fogão e respondemos dúvidas comuns como “forno a gás ou forno elétrico?” e “fogão à lenha ou a gás?”.