Iniciativas em tecnologia da informação da Copagaz
Blog Copagaz
24 de janeiro de 2018
Categoria:
Comentários (0)

Saiba mais sobre as iniciativas em tecnologia da informação para a transformação digital da Copagaz

Foto de celular
2 minutos para ler

A Copagaz passa por uma verdadeira transformação digital. Desde 2015, foram mais de R$ 40 milhões investidos na área de tecnologia de informação com o objetivo de melhorar a gestão das despesas, a eficiência operacional, a segurança, a produtividade e experiência do consumidor. Reinaldo Gonçalves Melero, diretor de tecnologia da informação da Copagaz, coordenou esse processo e conta sobre o que foi feito, as melhorias já observadas no dia a dia e as que estão por vir.

Reinaldo explica que a revolução tecnológica da Copagaz começou pelos processos internos, com a implementação de uma nova plataforma de gestão, o sistema SAP. “Isso muda a forma da empresa operar, saindo de um modelo departamental para processos e automatizando atividades antes executadas de forma manual”, observa. Além da troca do software de gestão, a Copagaz integrou o SAP ao IMPLICO, uma plataforma de gestão logística, que permite a integração total dos controles contábeis, físicos, gerenciais e operacionais da distribuidora. As mudanças permitiram o desenvolvimento de plataformas auxiliares de venda e logística. As soluções relacionadas à mobilidade, uma forte tendência quando o assunto é tecnologia e inovação, estão no radar da empresa. Dois aplicativos devem ser lançados nos próximos meses: um para o consumidor final e outro para os revendedores, com conexão a todo o sistema de distribuição Copagaz.

As mudanças conduzidas no sistema de gestão também permitiram algumas melhorias como a implementação do UMOVE-ME, que permite maior integração entre o sistema Copa Mobile para a emissão de NFs. Os caminhões que fazem as vendas fora dos estabelecimentos contam com esse sistema desenvolvido na Copagaz, que roda em tablets e possibilita a impressão de notas fiscais e boletos de forma integrada ao SAP no sistema de venda. Os clientes empresariais também estão sendo beneficiados com a telemetria, sistema que permite a identificação automática da necessidade de reabastecimento.

Facilidades no dia a dia

Atualmente a Copagaz está na fase de estabilização pós-implementação do sistema, mas já é possível observar resultados, destaca Reinaldo, especialmente nos processos que eram manuais e agora são automatizados. Hoje, a empresa conta com 18 novos módulos que não existiam no software anterior, o Sistema Legado. “Já podemos observar, aumento de produtividade, tornando a operação mais eficiente com ferramentas que possibilitam à distribuidora agilizar o controle sobre estoque, vendas e contabilidade”, diz o executivo.

A transformação digital veio para ficar na Copagaz. A empresa continua às práticas mais modernas e eficientes para melhorar continuamente a gestão e a satisfação do consumidor com a empresa. “Todas as áreas de Negócio da Copagaz precisam estar alinhadas às iniciativas de TI”, destaca Reinaldo.