GLP industrial: tudo sobre GLP para indústrias | Copagaz
Blog Copagaz
14 de abril de 2021
Comentários (0)

GLP industrial: tudo sobre GLP para indústrias

GLP industrial aplicado numa indústria de cana-de-açúcas

O GLP industrial é um dos gases mais utilizados atualmente, devido a uma série de vantagens que traz em comparação com as demais fontes de energia presentes no mercado. Sua maior capacidade calorífica pode fazer uma profunda diferença nas contas de um negócio a longo prazo, e, portanto, para muitas empresas, sua adoção acaba sendo bastante estratégica. 

Descubra abaixo o que é GLP, as vantagens e as aplicações deste gás para comércio, indústria geral e agronegócio.  

Recapitulando… o que é gás GLP de fato?

O GLP, também conhecido popularmente como gás de cozinha, é amplamente utilizado em residências e indústrias de variados ramos, por possuir versatilidade e rendimento superior a outras matrizes energéticas

A sigla pela qual é chamado significa “gás liquefeito de petróleo” e traz em si uma mistura dos hidrocarbonetos butano (50%),  propano (48%) e pentano (2%). 

Aplicações do GLP na indústria 

A maior parte de empresas, indústrias e agronegócio podem se beneficiar do GLP de alguma forma. Alguns exemplos de sua aplicação são os seguintes. 

  • Têxtil: secagem de tecidos e fixação de pigmentos.
  • Alimentícia: pasteurização e preparo de alimentos e bebidas.
  • Agropecuária: secagem e torrefação de grãos e aquecimento de ambientes.
  • Automotiva: secagem da tinta usada para pintar os veículos.
  • Mineradora: fonte de energia para esteiras e bombas d’água.
  • Gráfica: secagem do papel preso em máquinas rotativas.

Quais são as vantagens do GLP industrial? 

Bom custo-benefício: conforme falamos anteriormente, o GLP é uma das opções de gás industrial com maior poder calorífico e possibilita fazer mais com menos combustível. Em comparação com a energia elétrica, por exemplo, o uso de GLP pode custar entre 30% e 40% a menos, conforme informações fornecidas pelo Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo).

Preços mais competitivos para produtos e serviços: graças à diminuição nos gastos energéticos, o GLP gás permite uma diminuição no valor do produto ou serviço, favorecendo uma vantagem em relação aos concorrentes que não adotaram esta fonte de energia. 

Maior eficiência energética que o carvão vegetal e a lenha: ao optar pelo GLP industrial, você ganha mais eficiência e reduz a pegada de carbono da sua empresa ao deixar de consumir lenha e carvão vegetal.

Fonte de energia ecologicamente correta: ele é considerado pouco poluente em comparação com outras matrizes energéticas com aplicação similar. Isso também o torna mais adequado à fabricação de produtos que são sensíveis ao contato com a poluição. 

Motores mais silenciosos: motores à combustão com GLP também têm um som mais baixo, o que torna a operação mais silenciosa e melhora as condições de trabalho..

Fácil armazenamento: outra vantagem do uso do GLP na indústria é a facilidade para adquiri-lo e armazená-lo, já que é fácil de encontrar e pode ser comprado em cilindros de gases industriais.

Nível energético constante: diferentemente de outras fontes de energia como a lenha, o GLP oferece energia constante, sem oscilações caloríficas, garantindo níveis produtivos mais estáveis.

Compre gás para indústria com a Copagaz

O GLP permite aplicações diversas e, por suas vantagens, tem grande potencial para se tornar a melhor escolha energética para o seu negócio

Caso queira aderir a esta matriz energética e adquirir GLP industrial em cilindros ou a granel, gás P45 ou até mesmo outros tamanhos de botijões, como o botijão de gás 13 kg, entre em contato com a Copagaz, através do número 0800 707 2672

Você tem dúvidas sobre qual botijão deve ser instalado no seu negócio?
Veja o post: Tipos de botijão de gás: escolha o certo para seu negócio