Alunos fazendo um prato em uma aula de culinária

Na hora de montar o seu estabelecimento para servir pratos deliciosos, você precisa ter uma lista de equipamentos para restaurantes para saber o que precisa adquirir. Cada máquina, eletrodoméstico ou aparelho vai compor o dia a dia do seu negócio, facilitando as preparações de cada pedido. 

Para ajudar você com essa tarefa de escolher os melhores utensílios para bares e restaurantes, preparamos uma lista com as principais opções. Veja!

Como escolher equipamentos para restaurante? 

A escolha da sua lista de equipamentos para montar um restaurante terá muito impacto de acordo com o seu objetivo. Por exemplo, se você quer criar um grande estabelecimento, serão necessários mais utensílios, mas se esse não for o seu caso, você precisará adquirir, pelo menos, o básico.

Além disso, é essencial que você determine quais produtos quer oferecer. Uma lista de equipamentos para pizzaria é diferente de uma para bares e restaurantes. Por isso, tenha em mente um nicho específico.

Equipamentos essenciais para restaurantes

Mesmo se o seu estabelecimento for pequeno, você pode começar investindo em equipamentos para cozinha industrial, por causa da autonomia que eles vão garantir para a produção. 

Sempre comece pelos itens que são essenciais e que não podem faltar.

Equipamentos para a conservação dos alimentos 

Alguns dos equipamentos para cozinha de restaurante servem para conservar os alimentos que serão preparados. Assim, você pode ter um estoque abastecido para garantir os ingredientes.

Freezers e geladeiras industriais 

Bons freezers e geladeiras industriais vão garantir a durabilidade dos insumos na cozinha do seu restaurante. Como são equipamentos que precisam estar ligados a todo momento, é recomendado prezar por opções eficientes, capazes de garantir maior resfriamento com menor gasto energético.

Equipamentos para o preparo dos alimentos 

A outra classe de equipamentos envolve a preparação dos alimentos. Por isso, você precisa ter os utensílios certos para conseguir cozinhar em grande quantidade, suportando a sua demanda.

Fogão industrial a gás  

Praticamente todas as receitas precisam ser preparadas em um fogão. Por isso, não é à toa que o fogão industrial para restaurantes é o item que abre a nossa lista de equipamentos para esse tipo de estabelecimento. 

A quantidade certa de máquinas a serem adquiridas depende principalmente do tamanho do seu negócio e do volume estimado de pedidos. No entanto, em qualquer cenário, recomendamos a compra de um fogão a gás GLP empresarial que tenha seis ou, pelo menos, quatro bocas e uma chapa. 

Essa quantidade de opções permitirá que os cozinheiros preparem mais pratos com mais rapidez.

Forno  

Assim como o fogão, o forno é bastante usado. Voltado para a preparação de alimentos assados, esse utensílio não pode faltar em seus equipamentos para restaurantes. Escolha uma opção de qualidade e que consiga suportar a instalação de gás do tipo GLP comercial.

Liquidificador 

Em uma cozinha profissional, são necessários liquidificadores de alta performance. Apesar de eletrodomésticos menos eficientes serem mais baratos, a longo prazo, a economia acaba não compensando. 

Um liquidificador potente preparará sucos e receitas líquidas com muito mais rapidez e homogeneidade, aprimorando a qualidade das bebidas e dos alimentos comercializados no seu restaurante.

Batedeira

As batedeiras são utilizadas em boa parte das receitas, especialmente na produção de sobremesas. 

Por proporcionar misturas mais homogêneas e receitas mais aeradas, a função deste aparelho não pode ser substituída por um liquidificador, tampouco pelo trabalho manual. Sem contar que esse equipamento contribui para que seus cozinheiros possam aumentar a sua produtividade.

Panelas e frigideiras

As panelas não podem faltar, afinal são elas que receberão os ingredientes para o preparo de cada prato. Por isso, é importante contar com uma grande variedade delas, principalmente se a sua equipe de cozinheiros for grande.

Chapa  

A chapa é uma grande aliada que proporciona o preparo de alimentos versáteis e rápidos. Nela, você pode grelhar diversos tipos de alimentos, oferecendo opções que não levam óleo no preparo.

Equipamentos para o atendimento dos clientes 

Depois de preparar a sua lista de equipamentos, é ideal que você pense nos itens para o atendimento dos clientes. Afinal, eles precisam comer em um local confortável, não é mesmo? Anote aí alguns deles!

  • Cadeiras;
  • Mesas;
  • Talheres;
  • Copos;
  • Jogos americanos;
  • Guardanapos;
  • Temperos para mesa.

 

Essas são apenas algumas opções que você precisa deixar à disposição do seu público. Junto aos itens que vão compor a sua cozinha, o seu atendimento será mais prático e de qualidade. 

E a Copa Energia está aqui para ajudar o seu negócio! Oferecemos gás comercial de qualidade para que você não tenha nenhum tipo de problema em seu estabelecimento.

Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossos serviços e seja um dos nossos clientes empresariais!

Crédito imagem de capa: iStock.com/FG Trade

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *