Lista de equipamentos para montar uma confeitaria - Copagaz
Blog Copagaz
28 de julho de 2021
Comentários (0)

Lista de equipamentos para montar uma confeitaria

Confeiteira usando equipamentos para confeitaria

Antes de abrir qualquer negócio, é muito importante fazer uma lista com todos os equipamentos que será necessário adquirir para estimar o investimento inicial. Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista de equipamentos para confeitaria que são fundamentais, independentemente do tamanho ou da localização da confeitaria que você pretende abrir. Pegue seu caderno e vamos começar! 

1. Balcão refrigerado aberto

Ter uma grande confeitaria, sem o tradicional balcão com refrigeração, é praticamente impossível. É nele que você poderá vender bebidas geladas e engarrafadas, além de garantir a temperatura ideal de itens como bolos gelados e mousses.

Outro ponto importante de manter um balcão, é deixar os doces expostos de forma conveniente para quem está com pressa e só quer pegar algo pronto para levar para casa ou ir consumindo no caminho. 

Esse equipamento específico possui poucas variações, sendo elas, geralmente, em relação à quantidade de prateleiras e à cor. 

Equipamentos para confeitaria: balcão refrigerado

2. Vitrine quente/fria

A aquisição de pelo menos uma vitrine com temperatura regulável é algo fundamental para a sua lista de equipamentos para confeitaria. É nela que doces e salgados feitos podem ser expostos para os clientes de forma atraente, para que eles façam as suas escolhas. 

Existem tanto opções compactas, que podem ir apoiadas em balcões de pedra, quanto opções grandes, que vão diretamente no chão e têm a altura certa para os seus clientes verem as delícias ali exibidas. 

Equipamentos para confeitaria: Vitrine de doces

3. Forno industrial 

Da lista de equipamentos para confeitaria que você precisa adquirir, certamente, o forno industrial é um dos que mais precisam de atenção. Diferentes fornos têm recursos e capacidades diferentes. Por isso, é preciso calcular qual será a demanda de pedidos esperada para saber a capacidade que o forno escolhido precisa ter.

Além disso, os fornos industriais podem funcionar, tanto a gás GLP, quanto à eletricidade, sendo que a primeira opção tem um melhor custo-benefício a longo prazo. Caso opte por ela, você pode contar com a Copagaz para fornecer especialistas em instalação de GLP em padarias e confeitarias. 

Equipamentos para confeitaria: forno industrial

4. Batedeira, liquidificadores e mixers

Na confeitaria, os cremes, mousses e recheios possuem um papel de protagonismo. Nós sabemos que, para chegar na consistência correta, além da receita ideal, é preciso ter a ajuda de equipamentos como batedeira, liquidificadores e mixers.

Esses produtos possuem as funções de processar, garantir a densidade correta, misturar e até mesmo aerar cremes, que impactam o resultado final dos seus doces.

Equipamentos para confeitaria: batedeira com chocolate

5. Ultracongelador

O aparelho que consegue reduzir a temperatura dos alimentos até -18°C pode ser essencial para uma cozinha que necessita de produção em larga escala.

Na confeitaria, muitos dos pratos são servidos gelados e precisam resfriar muito para chegar na consistência ideal. É o caso de muitas tortas, gelatos, sorbets, entre outros preparos, que fazem parte de receitas populares nas confeitarias brasileiras, como o bolo floresta negra e a torta holandesa.

Equipamentos para confeitaria: ultracongelador aberto e fechado

Preparado para montar sua confeitaria?

E aí, já montou a sua lista de equipamentos para confeitaria? É importante definir com quais pratos a sua confeitaria vai começar a trabalhar. Assim, é possível dar prioridade para os equipamentos indispensáveis no dia a dia da sua cozinha.

Um bom forno é essencial em todo tipo de cozinha, e o forno a gás é a economia necessária pensando em cozinhar de forma comercial.

Se quer saber mais sobre gás para empresas, confira nossos outros conteúdos. Por aqui, já falamos sobre o que é GLP, GLP para serviços, gás industrial, gás para comércio, forno a gás para padarias e GLP para padarias