Chef segurando biscoitos frescos

Antes de abrir qualquer negócio, é muito importante fazer uma lista com todos os utensílios e aparelhos que serão necessários adquirir para estimar o investimento inicial. 

Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista de equipamentos para confeitarias profissionais que são fundamentais, independentemente do tamanho ou da localização do estabelecimento que você pretende abrir. Pegue o seu caderno e vamos começar!

1. Balcão refrigerado aberto

Ter uma grande confeitaria sem o tradicional balcão com refrigeração é praticamente impossível. É nele que você poderá vender bebidas geladas e engarrafadas, além de garantir a temperatura ideal de itens como bolos gelados e mousses.

Outro ponto importante de ter um balcão refrigerado para confeitaria é deixar os doces expostos de forma conveniente para quem está com pressa e só quer pegar algo pronto para levar para casa ou ir consumindo no caminho. 

Esse equipamento específico possui poucas variações, sendo elas, geralmente, em relação à quantidade de prateleiras e a cor.

2. Vitrine quente/fria

A aquisição de, pelo menos, uma vitrine com temperatura regulável é algo fundamental para a sua lista de equipamentos para confeitaria profissional. É nela que os doces e os salgados podem ser expostos para os clientes de forma atraente, para que eles façam as suas escolhas. 

Existem tanto opções compactas, que podem ir apoiadas em balcões de pedra, quanto opções grandes, que vão diretamente no chão e têm a altura certa para os seus clientes verem as delícias ali exibidas.

3. Forno industrial

Da lista de máquinas e equipamentos para confeitaria que você precisa adquirir, certamente o forno industrial é um dos que mais precisam de atenção. Diferentes fornos têm recursos e capacidades divergentes. Por isso, é preciso calcular qual será a demanda de pedidos esperada para saber a capacidade que o aparelho escolhido precisa ter.

Além disso, as opções industriais podem funcionar tanto a gás GLP empresarial quanto a eletricidade, sendo que a primeira alternativa tem um melhor custo-benefício a longo prazo. Não só indicado para confeitaria, esse também é um dos equipamentos para pizzaria, restaurantes e padarias. 

Caso opte por ele, você pode contar com a Copagaz para fornecer especialistas em instalação de GLP.

4. Batedeira, liquidificadores e mixers 

Na confeitaria, os cremes, mousses e recheios possuem um papel de protagonismo. Nós sabemos que, para chegar na consistência correta, além da receita ideal, é preciso ter a ajuda de equipamentos para montar a doceria como batedeira, liquidificadores e mixers.

Esses produtos possuem as funções de processar, garantir a densidade correta, misturar e até mesmo aerar cremes, que impactam o resultado final dos seus doces.

5. Ultracongelador 

O aparelho que consegue reduzir a temperatura dos alimentos até -18 °C pode ser essencial para uma cozinha que necessita de produção em larga escala.

Na confeitaria, muitos dos pratos são servidos gelados e precisam resfriar muito para chegar na consistência ideal e é nessas situações que o ultracongelador entra em ação. 

Ele serve para resfriar tortas, gelatos, sorvetes, entre outros preparos que fazem parte de receitas populares nas docerias brasileiras, como o bolo floresta negra e a torta holandesa.

6. Peneira 

A peneira parece um equipamento simples, mas é bastante útil no dia a dia de uma confeitaria. Isso porque algumas receitas exigem a necessidade de remoção total de qualquer tipo de pedaços de farinha que não se dissolvem.

Além disso, tendo diversos tipos e diferentes tamanhos de peneiras, é possível preparar muitas receitas, não só de doces e bolos, mas também de sucos, já que algumas frutas soltam muitos gomos, que podem incomodar na hora de tomar o líquido. Para evitar isso, esse utensílio consegue separá-los.

7. Termômetro 

Antes de falarmos deste item, não se precipite! O termômetro de confeiteiro não é o mesmo utilizado para medir a temperatura do corpo. Esse equipamento é feito para verificar se as receitas estão quentes o suficiente ou geladas. 

Existe o tipo espeto, para medir a temperatura interna dos alimentos, o infravermelho, para superfície, e o de forno, que controla externamente através de botões do próprio aparelho.

8. Bicos de confeiteiro

Deixar os doces e bolos bem enfeitados é uma arte e, para exercê-la, é preciso ter os artigos adequados. Na hora de fazer a sua lista de equipamentos para confeitaria, não esqueça dos bicos de confeiteiro. 

São eles que ajudam a fazer diversos tipos de modelagens e formatos nas receitas. Com eles, é possível desenhar flores, frutas, fazer diferentes formatos com chantilly e outros ingredientes.

9. Formas 

Falando em deixar os bolos e outras receitas bem bonitas, as formas também não podem faltar. Escolha opções de diferentes tamanhos para suportar todos os bolos e outros doces que deseja preparar. 

Além dos tamanhos, é possível optar por formas de silicone, alumínio, com antiaderente ou sem e muito mais. O importante é ter à disposição diversas opções para produzir os pratos no dia a dia.

10. Balança 

A balança é utilizada em quase todas as receitas. Por mais que você tenha prática, vale a pena pesar a quantidade de ingredientes para que tudo dê certo no final. Ela está presente não só na confeitaria, mas também é um equipamento para a cozinha industrial, devido à importância de pesar cada alimento. 

Opte pelo modelo analógico, que mostra somente a pesagem, ou pelo mais moderno, capaz de desligar sozinho e retirar o peso do recipiente na hora da pesagem. Ambos são eficientes, mas um ou o outro pode atender melhor às suas necessidades.

Gostou de conhecer a lista de equipamentos para confeitaria? Com ela, fica mais fácil iniciar o seu negócio e você pode contar com a Copa Energia para a instalação do gás para restaurantes e todo o suporte do GLP comercial!

Crédito imagem de capa: iStock.com/FG Trade

Ao ser cliente Copa Energia, você conta com:

  • Reabastecimento automático de sua central de GLP
  • Assistência técnica 24h, 7 dias por semana
  • Segurança nas instalações seguindo todas as normas vigentes
  • Operação em 24 estados e no Distrito Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *