Copagaz faz Doação de Computadores ao CEDIR | Copagaz
Blog Copagaz
30 de maio de 2018
Categoria:
Comentários (0)

Copagaz realiza doação de computadores a órgão ligado à Escola Politécnica da USP

caixas-comsputares-empilhada
2 minutos para ler

A Copagaz, quinta maior distribuidora de gás GLP (popularmente conhecido como gás de cozinha) do país, realizou a doação de 86 computadores top de linha – com disco rígido de 500 GB e oito GB de memória RAM – para o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR), vinculado à Escola Politécnica da USP. Desse total, 30 máquinas serão destinadas ao Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da USP (PCS), ligado à Escola Politécnica, sendo todos destinados a laboratórios didáticos para uso dos alunos, pesquisadores e professores. Além disso, 20 computadores serão destinados ao Laboratório de Sustentabilidade da USP (LASSU) para uso pelo Programa Paideia – Pró-Profissão em Tecnologia da Informação. Trata-se de um projeto social da USP que capacita gratuitamente jovens aprendizes que estejam no ensino médio em escolas públicas, por meio de cursos de microinformática e programação de computadores, tendo em vista a preparação e inserção deles no mercado de trabalho.

“O desenvolvimento desse projeto se dá no sentido de que a informática, como instrumento de aprendizagem, vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Dinamiza o ambiente escolar ao utilizar recursos tecnológicos, possibilitando ao educando uma aprendizagem significativa e qualitativa na sua produção de conhecimento e ampliação de horizontes. Além disso, o objetivo desta ação é reutilizar computadores que ainda podem ter uma finalidade, pois do ponto de vista da sustentabilidade o reaproveitamento ainda é um dos maiores desafios”, explica Elizete Paes, presidente do Comitê de Responsabilidade Social da Copagaz.

A ação vai beneficiar cerca de 200 alunos da universidade e mais 30 jovens que integram o Paideia.

Os outros 36 computadores serão encaminhados para diferentes laboratórios, centros de pesquisa da USP, salas de aula e instituições sem fins lucrativos (delegacias, hospitais, ONGs, etc), instituições essas que recebem apoio do CEDIR. “A doação realizada pela Copagaz é fundamental, principalmente sob três aspectos: o social, pois promove o acesso à inclusão digital a jovens de baixa renda que não tem acesso à informática; ambiental, na medida em que garante que as máquinas serão destinadas de forma correta no fim de sua vida útil; e econômico, já que incentiva outras entidades em se comprometerem sobre o uso racional dos recursos, promovendo práticas de reuso e reciclagem”, diz a professora Dra. Tereza Cristina de Carvalho, Diretora do LASSU Laboratório de Sustentabilidade do PCS-EPUSP e coordenadora do CEDIR-EPUSP.

O programa de doação de equipamentos da Copagaz terá continuidade e beneficiará outras escolas estaduais e municipais localizadas em várias partes do país, assim como as operações da distribuidora. “Poder contribuir com um projeto que usa a tecnologia como ferramenta de eficiência e aprendizagem na vida de jovens e universitários, mostra que a transformação social é um processo colaborativo e de parcerias. Isso fortalece não apenas o consumo consciente, mas também colabora na solução de problemas sociais ambientais e gera um ciclo de transformação sustentável na vida das pessoas”, completa Paes.

Fonte: InforChannel