Como Vender Gás? Passo a passo para montar uma revenda | Copagaz
Blog Copagaz
10 de setembro de 2019
Categoria:
Comentários (1)

Como vender gás? Confira o passo a passo para montar uma revenda de gás

Como vender gás? Passo a passo para abrir uma revenda de gás

Você sabia que começar a vender gás significa optar por um empreendimento rentável e de alta liquidez? Pois é! Por conta de o GLP ser uma fonte energética versátil e com bom custo-benefício, a demanda por gás para comércio e para residências é constante e tende a ser bastante lucrativa. Além disso, a venda de gás se diferencia de outras atividades por ser relativamente simples e não demandar a contratação de muitos profissionais para te auxiliar no negócio. 

Neste post, vamos explicar como vender gás GLP legalmente e como montar uma revenda de gás dentro dos padrões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vamos lá?

Converse com uma distribuidora de gás para revenda

O primeiro passo para abrir a sua revenda de gás é entrar em contato com uma distribuidora de confiança que atenda na sua região. Nós, da Copagaz, estamos à disposição para esclarecer todas suas dúvidas e lhe orientar nesse processo. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe pelo número 0800 707 2672 ou pelo formulário.

Providencie o seu CNPJ para poder revender gás legalmente

Decidiu que vender gás é o negócio certo para você? Para avançar nos seus planos de ter uma revenda, é indispensável ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Ele será a base de todos os contratos que você precisará firmar para abrir e manter o seu negócio. 

Porém, para que tudo dê certo, você deve se atentar à escolha das CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que serão incluídas no seu CNPJ. São elas que determinam as atividades que a sua empresa pode desempenhar. 

Caso já tenha um CNPJ que não era utilizado para revender gás, será preciso solicitar a inclusão de CNAE que estejam relacionadas à venda de GLP para serviços e residências. 

Procure por locais adequados para abrir a sua franquia de gás

A busca por um local para o armazenamento dos botijões é um dos momentos mais importantes na abertura da sua revenda de gás GLP. Isso porque existem regras e padrões de segurança que precisam ser cumpridos. 

É importante que o terreno onde você armazenará os botijões e cilindros esteja distante de locais com aglomeração de pessoas e respeite a área de zoneamento dos municípios. Além desses fatores, há uma regra de classificação de revendas em classes (1, 2, 3, 4, 5 e 6), de acordo com as áreas de armazenamento, que variam de 10 m² a 5 mil m².

Está com dúvidas? Você pode contar com o auxílio de um dos especialistas da Copagaz para te explicar como montar um depósito de gás e evitar problemas no futuro. 

Solicite a vistoria dos Bombeiros

Após escolher o local, o empreendedor precisará do alvará do Corpo de Bombeiros para iniciar a preparação da revenda e futuramente abrir as suas portas. Esse alvará é obtido após uma vistoria, que tem como objetivo garantir que o terreno cumpre os padrões de segurança e que a abertura da revenda não apresentará um alto risco para os profissionais que trabalharão nela nem para as residências e os comércios na vizinhança. 

Caso não consiga esse alvará, não será possível avançar para as próximas etapas. 

Construa a estrutura necessária para vender gás

Com o alvará dos Bombeiros, você pode iniciar a construção do escritório e da área de armazenamento. São passos bastante simples, durante os quais você poderá contar com o auxílio de um de nossos consultores para construir tudo corretamente. Essa etapa também é o momento de iniciar a compra de botijões/cilindros para armazenar o gás industrial e residencial que será revendido. 

Solicite a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP)

Por fim, após realizar todos esses trâmites, com posse de todos os documentos, o empreendedor poderá solicitar a autorização para o funcionamento pelo site da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em duas ou três semanas após o cadastro, a revenda de gás estará apta a funcionar.

Revendedor vinculado Copagaz recebe o apoio dos nossos consultores de vendas para essa fase inicial e contará sempre com esse suporte para fazer o negócio prosperar.

Perguntas comuns

“Revenda de gás dá lucro?”

Sim! Como falamos no começo deste artigo, esse é um empreendimento extremamente rentável. Para saber mais, confira “Por que investir em revenda de gás?”. 

Está pronto para abrir a sua revenda de gás? Seja um revendedor vinculado à Copagaz para receber todo o apoio dos nossos consultores de vendas para essa fase inicial e contar sempre com esse suporte para fazer o negócio prosperar. Aproveite também para conferir as nossas dicas para fazer sua revenda de gás crescer e vender gás de maneira lucrativa e segura.