Como abrir uma revenda de gás: passo a passo | Copagaz
Blog Copagaz
7 de março de 2024
Categoria:
Comentários (1)

Como abrir uma revenda de gás: confira o passo a passo!

Fachada de uma revenda da Copagaz 3D
5 minutos para ler

Índice:


Vender produtos que trazem vantagens e praticidades para o consumidor pode ser uma fonte de renda viável para o empreendedor. Dado esse fator, você já pensou como abrir uma revenda de gás?

O gás é uma excelente fonte de energia que, além de gerar um bom custo-benefício, é um indicador de lucro para quem vende, devido à demanda de clientes residenciais e comerciais. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para te contar tudo sobre o que você precisa fazer para abrir uma revenda de gás e como legalizar o seu negócio. Veja!

1- Converse com uma distribuidora de gás para revenda

O primeiro passo para abrir a sua revenda de gás é entrar em contato com uma distribuidora de confiança que atenda na sua região. Nós, da Copagaz, estamos à disposição para esclarecer todas suas dúvidas e lhe orientar nesse processo. Para mais informações, entre em contato com nossa equipe pelo número 0800 707 2672 ou pelo formulário.

2- Providencie o seu CNPJ para poder revender gás legalmente

Decidiu que vender gás é o negócio certo para você? Para avançar nos seus planos de ter uma revenda, é indispensável ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Ele será a base de todos os contratos que você precisará firmar para abrir e manter o seu negócio. 

Porém, para que tudo dê certo, você deve se atentar à escolha das CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que serão incluídas no seu CNPJ. São elas que determinam as atividades que a sua empresa pode desempenhar. 

Caso já tenha um CNPJ que não era utilizado para revender gás, será preciso solicitar a inclusão de CNAE que estejam relacionadas à venda de GLP para serviços e residências. 

MEI pode vender gás de cozinha? 

Se você tem dúvidas se o MEI pode vender gás de cozinha, a resposta é: não. O CNAE 4784-9/00 e a legislação atual não permitem essa atividade para Micro Empreendedor Individual (MEI). Nesse caso, a dica é registrar uma microempresa (ME) para se enquadrar às seguintes regras:

  • possuir um espaço adequado para armazenar os botijões de gás;
  • manter as normas de segurança: local arejado, seguro e sem circulação de pessoas;
  • ter alvará da prefeitura e do Corpo de Bombeiros, e autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

3- Procure por locais adequados para abrir a sua franquia de gás

A busca por um local para o armazenamento dos botijões é um dos momentos mais importantes na abertura da sua revenda de gás GLP. Isso porque existem regras e padrões de segurança que precisam ser cumpridos. 

É importante que o terreno onde você armazenará os botijões, sejam eles de 13 kg ou do tipo p45 e os cilindros esteja distante de locais com aglomeração de pessoas e respeite a área de zoneamento dos municípios. Além desses fatores, existe uma regra de classificação de revendas em classes (1, 2, 3, 4, 5 e 6), conforme as áreas de armazenamento, que variam de 10 m² a 5 mil m².

4- Solicite a vistoria dos Bombeiros

Após escolher o local, o empreendedor precisará do alvará do Corpo de Bombeiros para iniciar a preparação da revenda e futuramente abrir as suas portas.

Esse alvará é obtido após uma vistoria, cujo objetivo é garantir que o terreno cumpre os padrões de segurança e que a abertura da revenda não apresentará um alto risco para os profissionais que trabalharão nela nem para as residências e os comércios na vizinhança. 

Caso não consiga esse alvará, não será possível avançar para as próximas etapas. 

5 – Peça o alvará da Prefeitura 

Outro passo importante para a revenda de gás é ter o alvará de funcionamento emitido pela prefeitura. O documento deve ser solicitado após o registro do CNPJ e, nele, constarão as atividades autorizadas para o negócio e o número da inscrição municipal do empreendimento.

6 – Construa a estrutura necessária para vender gás

Com o alvará dos Bombeiros, você pode iniciar a construção do escritório e da área de armazenamento. São passos bastante simples e você poderá contar com o auxílio de um de nossos consultores para construir tudo corretamente. Essa etapa também é o momento de iniciar a compra de botijões/cilindros para armazenar o gás industrial e residencial que será revendido.

7 – Solicite a autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP) 

Após realizar esses trâmites e de ter posse dos documentos, o empreendedor poderá solicitar a autorização para o funcionamento pelo site da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Em duas ou três semanas após o cadastro, a revenda de gás estará apta a funcionar.

O revendedor vinculado à Copagaz recebe o apoio dos nossos consultores de vendas para essa fase inicial e contará sempre com esse suporte para fazer o negócio prosperar.

8 – Tenha os equipamentos essenciais 

Com a licença para vender o gás de cozinha em mãos e tendo escolhido o local para instalar a sede da empresa, é hora de listar alguns equipamentos para iniciar a atividade: 

  • botijões/cilindros, vendidos por empresas autorizadas pela ANP;
  • balança;
  • carrinho de transporte para os materiais;
  • mangueiras;
  • válvulas;
  • proteção para armazenar os diferentes tamanhos de botijão de gás.

9 – Contrate uma equipe capacitada 

Contratar funcionários capacitados para a revenda de gás é fundamental para manter a produtividade e a eficiência do negócio. No entanto, você precisa estabelecer métricas para adequar os profissionais às funções. Veja algumas dessas medidas!

  • Entenda as necessidades do empreendimento e da contratação da equipe;
  • Elabore o perfil de trabalho dos funcionários;
  • Procure profissionais com experiências comprovadas nos cargos;
  • Analise as habilidades e a capacidade de comunicação dos candidatos;
  • Identifique a aptidão para trabalharem em equipe;
  • Realize entrevistas e estude as respostas de cada participante;
  • Verifique as referências e o nível de confiança dos futuros colaboradores;
  • Desenvolva um ambiente de trabalho harmonioso e ofereça treinamentos constantes.

10 – Abrir uma revenda Copagaz é um investimento fácil e lucrativo!

A Copagaz oferece soluções completas para você abrir a sua revenda de gás. Com a gente, você terá produtos de alta qualidade, dicas para manter a eficiência do seu empreendimento e ideias de como lucrar por meio de um negócio simples e fácil.

Dúvidas frequentes

Quanto tempo leva para abrir uma revenda de gás? 

O prazo para abrir uma revenda de gás pode ser de até seis meses, conforme as determinações da região escolhida para a atividade. Além disso, o empreendedor deve apresentar os documentos e as autorizações para começar o negócio. 

Qual o custo para abrir uma revenda de gás? 

Se você não sabe quanto custa abrir uma revendedora de gás, já adiantamos que você precisa dispor de, pelo menos, R$ 20 mil a R$ 100 mil para estruturar o seu negócio. Além disso, existirão outras despesas, como o pagamento das contas mensais do local e dos funcionários. 

Qual é o lucro de uma revenda de gás? 

Como falamos no começo deste artigo, esse é um empreendimento extremamente rentável. Assim, a margem de lucro não é exata, mas pode variar entre 25 e 35% do faturamento. Agora que você sabe tudo sobre a revenda de gás, que tal abrir a sua? Seja um revendedor vinculado à Copagaz para receber todo o apoio dos nossos consultores de vendas para essa fase inicial e contar sempre com esse suporte para fazer o seu negócio prosperar!

Crédito imagem de capa: iStock.com/LaylaBird