Servindo hambúrguer para uma pessoa

Montar uma hamburgueria requer uma série de estratégias, como acertar na precificação de hambúrguer, além de muita dedicação para que ela seja um sucesso e retorne os frutos esperados.

Tão importante quanto toda a construção do seu negócio, são os preços do cardápio, que devem ser bem estruturados, uma vez que os lucros dependerão diretamente desse processo.

Confira algumas dicas para saber precificar os itens da sua hamburgueria.

Como calcular o valor de um hambúrguer?

Você pode utilizar algumas técnicas de precificação para definir o valor do seu hambúrguer. Entenda melhor, a seguir.

Pense de forma simples

Cozinheiro preparando um hambúrguer
iStock.com/izikMd

Uma equação simples pode te ajudar a ter uma ideia do custo de um hambúrguer para venda:

  • custos + despesas + lucros = preço de venda

Para calcular a precificação do hambúrguer, você deve considerar os custos que representam tudo aquilo que você gastou para produzir o prato, como fornecedores e mão de obra.

As despesas fixas são os gastos operacionais, ou seja, funcionários, administração, eletricidade, água, gás para comercial etc. Parcelamentos também entram nessa conta, como empréstimos feitos para a compra de equipamentos.

As despesas variáveis, por sua vez, representam todos os gastos que acontecem no momento da venda, isto é, impostos, comissões, taxa de cartão. Aqui, também entram investimentos, como cardápios diferentes ou reposição de produtos para a hamburgueria. 

Os lucros representam o retorno que não foi utilizado nem para os custos, nem para as despesas. Nesse caso, também deve-se incluir o dinheiro que será guardado para futuras expansões ou melhorias do negócio, como divulgação.

 

Faça uma precificação estratégica

Os pratos mais famosos da sua hamburgueria podem ser encaixados na precificação estratégica, que prevê uma margem de lucro maior.

Alguns empreendedores acreditam que esses itens devem custar até cinco vezes mais do que a soma de custos e despesas deles próprios. Isso porque os carros-chefes do cardápio tendem a ser mais consumidos.

Porém, é preciso ter cuidado com a barreira de preço, ou seja, o teto que seus clientes estão dispostos a pagar.

Nesse aspecto, é importante que você saiba os perfis de clientes que atende. Atualmente, existem muitas opções para diversificar a sua hamburgueria, como oferecer um cardápio vegetariano.

Use o markup em relação à precificação e ao valor da caixa de hambúrguer

Outros empreendedores acreditam que, em vez de multiplicar o valor do prato, utilizar o markup (um índice multiplicador) é mais inteligente e eficaz na hora de precificar o hambúrguer e demais itens da sua hamburgueria.

Veja, em etapas, como utilizar essa técnica:

  • identifique o percentual de despesas variáveis correspondente a cada item vendido;
  • identifique o percentual de despesas fixas correspondente ao período para cada item ser produzido;
  • defina o percentual de lucro pretendido em cada item.

Atenção: é importante ressaltar que a margem de lucro sobre o preço de venda não deve ser maior que 100%. E, claro, nem todos os itens do cardápio devem seguir a técnica do markup.

É preciso saber balancear os preços, compará-los com possíveis concorrentes e avaliá-los para ter certeza de que são justos!

Qual o custo para fazer um hambúrguer artesanal?

É importante esclarecer que o custo médio de um hambúrguer artesanal é diferente do custo do comum. Além da qualidade dos ingredientes, existe o custo com o trabalho para a produção.

Por ser um produto diferenciado, o seu preço também precisa se adequar a uma outra realidade. Considere isso para precificá-lo corretamente.

Como economizar na precificação de hambúrguer?

A forma mais simples é combater desperdícios na empresa. Seja acertando na instalação de gás para hamburgueria, tirando do cardápio produtos que dão prejuízo, ou saindo de aplicativos de entrega com taxas altas etc.

Certamente, você sabe que a cozinha é o coração do seu negócio e a escolha da fonte energética adequada faz toda a diferença, não é mesmo?

Ah e não se esqueça do seu pró-labore (salário). Trabalhar de graça não é economia na precificação de hambúrguer, mas prejuízo, ok?

Ficou interessado em saber mais sobre as opções de economia em relação à estrutura do seu negócio? 

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Crédito imagem de capa: iStock.com/LordHenriVoton

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