Air fryer gasta muita energia? Saiba se compensa | Copagaz
Blog Copagaz
13 de outubro de 2023
Comentários (0)

Saiba agora se a air fryer gasta muita energia

Moedas em frente ao medidor de eletricidade
4 minutos para ler

Índice


A fritadeira elétrica ganhou os lares de diversas famílias. A praticidade de preparar alimentos sem a necessidade de óleo é um dos grandes benefícios que ela oferece. Porém, será que a air fryer gasta muita energia?

É isso que responderemos neste conteúdo preparado para esclarecer se a air fryer consome muita eletricidade e qual a comparação de consumo dela com outros eletrodomésticos. Veja!

Como funciona a air fryer? 

Antes de saber se a aifryer gasta muita luz, é importante saber como ela funciona. Basicamente, existe um sistema de circulação de ar quente que cozinha a comida. 

Essa circulação é feita mediante um ventilador interno que opera em grande velocidade, espalhando o ar aquecido. Ou seja, tudo é feito por meio de ar quente, em grande temperatura, espalhado pelo recipiente. 

É importante compreender que não ocorre a fritura dos alimentos e sim um cozimento diferenciado. 

Quanto uma air fryer gasta de energia por mês?

Ao longo dos 30 dias, ela pode atingir 1.500 watts, dependendo da potência e do modelo que você tem em casa. Isso convertido em kHw e reais pode resultar em um impacto de aproximadamente R$20 na sua conta de luz mensal.

Vale ressaltar que esses valores são impactados pela quantidade de uso, tempo de funcionamento e modelo escolhido. Tudo dependerá da forma de uso, se você liga ela todos os dias ou só de vez em quando. Alguns modelos mais novos possuem índices de consumo menor em relação aos primeiros lançamentos, pois eles são projetados com tecnologias inovadoras que evitam o gasto muito alto.

Como calcular o gasto de energia da air fryer?

O consumo de energia de air fryers mais novas, é cerca de 0,66 kWh a cada hora. É preciso saber qual é o custo de cada kHz em sua cidade para calcular o quanto isso pode se tornar em reais. Como falamos, os gastos chegam a aproximadamente R$ 20 por mês. 

É importante ressaltar que isso pode variar a depender da forma de uso diário da fritadeira elétrica. Portanto, o cálculo do consumo de energia pode não ser feito com tanta precisão, mas com um valor aproximado. 

Dicas para utilizar a air fryer sem gastar muita energia elétrica

Quer diminuir o consumo de energia da sua air fryer sem perder a eficiência? Isso é possível com algumas mudanças simples. Veja!

Preaqueça o aparelho

Antes de ligá-lo completamente e colocar os alimentos, deixe a sua panela aquecer por cinco minutos. Dessa forma, reduzirá o tempo de preparo do prato.

Deixe o timer funcionar

Alguns modelos não permitem que você coloque o tempo no zero, sendo necessário esperar acabar para parar de funcionar. Para evitar esse gasto de energia depois que os alimentos estão prontos, você pode desligar o aparelho da tomada. No entanto, não esqueça de ler as instruções para ver se isso é possível.

Organize a comida

Não sobrecarregue a air fryer, coloque somente uma quantidade adequada de alimentos, com espaço entre eles. 

Essas pequenas medidas são formas de economizar energia elétrica com praticidade e podendo aproveitar a fritadeira elétrica.

Alterne o uso da air fryer com o forno a gás

Embora a air fryer traga muita praticidade, é necessário você considerar que alguns pratos em que o preparo é em uma quantidade maior, é interessante você utilizar o forno a gás na preparação. 

Isso porque assim você otimiza o tempo, consegue cozinhar uma refeição que é maior, ou seja, que rende para 6 pessoas, por exemplo, e garante uma cocção eficiente.

Vale ressaltar que dependendo do método de preparo, o gasto com GLP também é menor do que o da eletricidade, pois cada cidade tem a sua própria tarifa de energia elétrica, de acordo com a pesquisa do Sindigas (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo).

Consumo da air fryer vs outros eletrodomésticos

Forno elétrico, forno a gás e micro-ondas: todos são opções que preparam alimentos assim como a air fryer, e vale a pena entender qual é a diferença de consumo desses itens. Veja!

Air fryer vs forno elétrico

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que a air fryer apresenta um desempenho maior em relação ao forno elétrico. Isso significa que ela esquenta muito mais rápido, sendo necessário um tempo de uso menor e menos energia. 

Já o forno pode preparar diversos alimentos de uma só vez por conta do seu tamanho. E, justamente por isso, ele gasta mais energia ao precisar aquecer uma área maior. Os modelos mais novos contam com tecnologias que impedem um alto consumo, mas ainda assim, a air fryer tende a gastar menos.

Air fryer vs fogão a gás

Quando comparamos a air fryer com o fogão a gás em relação ao seu consumo, é necessário considerar alguns fatores, como a eficiência da cocção dos alimentos e, é claro, a quantidade que está sendo preparada.

A air fryer tem uma capacidade de 3 a 5 litros, enquanto o forno tem entre 40 e 90 litros. Dessa forma, se você precisa preparar uma lasanha que rende seis porções, por exemplo, o forno atenderá melhor e terá um gasto menor, pois conseguirá assar o prato de uma vez só e de forma eficiente, ao contrário da air fryer que teria que repetir o processo de cozimento mais de uma vez.

Além disso, vale lembrar que o consumo de um botijão de gás e da energia elétrica pode ser bem diferente, uma vez que a tarifa de eletricidade em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, por exemplo, é 14,2% mais cara que o GLP, de acordo com a pesquisa do Sindigas (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo)

Air fryer vs micro-ondas

O que gasta mais energia: airfryer ou micro-ondas? Acredite, o consumo dos dois são bem semelhantes! Isso porque o que importa quando falamos dessa questão é o tempo de uso. 

Veja, o micro-ondas gasta muita energia, mas pode aquecer mais rápido que a air fryer. Então, na comparação entre os dois, ele acaba levando um pouco de vantagem, mas tudo dependerá dos modelos que você tem em casa e também da necessidade.

Quais fatores aumentam o consumo da air fryer? 

Basicamente, quanto mais a air fryer for utilizada, mais eletricidade ela gastará. Por isso, a forma de consumo, a quantidade de alimentos preparados de uma só vez e a temperatura do aparelho vão influenciar diretamente na sua conta de luz. 

Se você deseja buscar outras formas de economia de eletricidade, você pode optar pelos equipamentos a gás, que proporcionam menos gastos e funcionam de forma efetiva.

Agora que você já entendeu se a air fryer gasta muita energia elétrica, veja também: